segunda-feira, maio 22, 2006

As centrais nucleares já saem no "OMO"



O nosso concelho recebe o galardão CAN! O que é isto de CAN?

Parece que em conjunto com os nossos vizinhos de Mogadouro e de Freixo de Espada à Cinta, estamos à altura de receber o Certificado de Aptidão Nuclear (CAN)!E dentro destes concelhos o nosso parece ser o mais indicado para a instalação de uma central. Isto porque para além de não possuir falhas sísmicas significativas, possui dois grandes reservatórios de água (Barragem de Miranda do Douro e Barragem de Picote) que forneceriam água suficiente para o arrefecimento do reactor! Pois muito bem, nem tudo numa central são inconvenientes (poluição radioactiva, aquecimento das águas do rio douro, resíduos nucleares). Muitos benefícios podem advir desta, muitos trabalhadores, muita circulação de divisas, muita relevância para o nosso concelho esquecido!
Fica a questão: Sim ou não?

No entanto, qualquer mirandês se pergunta:
Porque será que só se lembram de nós, para construir centrais nucleares?
Porque será que não a constroem ao pé de Lisboa, onde há falta de electricidade? (A nossa barragem produz que chegue e sobre para os mirandeses.)
Porque será que não se lembram de nós, quando apelamos à continuidade do Pólo da UTAD em Miranda?
Porque será que não se lembram de nós, para fornecer verbas para um novo matadouro?

Só se lembram de nós para o que querem!!!

A prova disto é uma das vantagens referidas pelo Sr. Deputado Adão Silva “a contestação seria mínima devido à baixa densidade populacional”, ou seja, quando chegam as eleições vêm cá pedir o voto porque todos somos importantes; agora, a nossa densidade populacional é tão baixa que nem opinião temos quanto ao local onde nascemos e vivemos!!!

P.S. É de enaltecera posição já tomada pelo nosso presidente de câmara que afirma “sempre estivemos na linha da frente contra a colocação da lixeira nuclear na Aldeadávila e mais empenhados lutaremos contra a construção de uma central nuclear no Douro Internacional”.
No entanto, este não, só serve se for conjunto pelos três municípios. Caso contrário ficaremos sem os benefícios que advêm da central, e teremos que suportar, na mesma, a poluição que dela provem.

3 comentários:

Anónimo disse...

temux k nos manifestar nas ruas, nas televisões, nos jornais, contra os incompetentes de lisboa!!.. NUCLEAR, no douro, NÂO!!

K Seja instalada a central no Rossio ou na Praça do Comércio!!

Anónimo disse...

central nuclear SIM......

Anónimo disse...

Diç que ban a fazer la central Nuclear a Fuonte Aldé.
La nutícia ye apresentada en: www.nuobas.blogspot.com
Ye preciso agir!!!