quarta-feira, maio 17, 2006

MATADOURO de MORTE!!!

Boas, caros companheiros!

Como o blog é feito para falar de Miranda, e não só de pauliteiros, aqui "stà" mais uma notícia quentinha!
Todos nós (mirandeses) conhecemos o nosso matadouro, e sabemos que nem o local nem as condições são as melhores para tais funções, pois, para além de paisagisticamente ter um efeito negativo, é ainda uma fonte de poluição muito próxima de um curso de água e da população.
Muito já se ouviu falar da construção de um novo matadouro, que pelos vistos demora em chegar. No entanto, a necessidade de um matadouro mirandês, do qual seja produto principal, a carne para a suculenta posta mirandesa, justifica estes aspectos negativos.
A nível da poluição atmosférica, infelizmente, não é possível negar a sua existência. Sendo esta na sua maioria proveniente dos dejectos dos animais, não é tão intensa que seja justificável uma intervenção de fundo nesta questão. A nível dos dejectos dos animais houve o bom senso, por parte dos responsáveis, de serem depositados numa cisterna, que, pensamos nós, os deveria encaminhará para a estação de tratamento de águas residuais. No entanto, há dúvidas acerca do local de deposição destes resíduos, esta a parte do procedimento que nos parece não estar a ser cumprida de acordo com o bom senso comum. Qual não é o nosso espanto, quando frequentemente se pode encontrar uma cisterna cheia, a transbordar resíduos líquidos, que escorrem para o solo e obviamente terão como destino as águas do rio ali tão perto (rio este, que para quem não sabe, passa pelo centro de Miranda, e no qual está em construção um conjunto de presas, que formarão um complexo turístico, por sinal bastante belo)!
Ora aí "stà" caros leitores, um bom exemplo do que não se deve fazer! Este acto para além de constituir um grave perigo para a saúde pública, e para o funcionamento do ecossistema do aquífero, pode ainda vir a condenar o sucesso do empreendimento turístico que se encontra em construção no mesmo rio umas centenas de metros mais abaixo
É necessário fazer ainda aqui um parênteses, para falar acerca deste conjunto de presas. Ainda não percebemos o porquê, de ter reabilitado casas que quando a cota de água for máxima ficarão meio submersas (caso estas venham a ter uma real utilidade pedimos desculpas pela nossa ignorância) mas, no entanto este enigma já merecia uma explicação. Sim, porque nós acreditamos que tenha uma explicação! Não pode numa obra desta dimensão haver erros deste tipo!
Quanto ás consequências dos derrames de resíduos para o rio, com certeza se agravarão em meses de maior calor e menor corrente no rio. Pedimos então aos acertados responsáveis que colocaram a cisterna, no local para que ali fossem depositados os dejectos, que tomem também medidas para que esta seja despejada mais habitualmente, e já que estamos a pedir, poderiam também dar uma limpeza á zona onde está a cisterna, que se encontra sempre cheia destes resíduos!
Consideramos que a construção do novo matadouro seria a decisão mais aprazível, dinamizaria a economia da região, poderia ser um centro de excelência pela qualidade das carnes, principalmente bovinas, da nossa terra, e certamente apresentaria já um plano para resolver as questões ambientais; não sendo possível esta solução não nos parece difícil que o funcionário que transporta a cisterna até ao pinhal, possa perder mais um pouco de tempo nestas funções e deposite os resíduos na E.T.A.R. ou pelo menos num local onde não sejam motivo de preocupações.

Fica aqui a nossa chamada de atenção por tais riscos para as nossas gentes, e esperamos que sejam tomadas as devidas medidas pelo bem da saúde pública e ambiental.

18 comentários:

Anónimo disse...

Já k esperavas mts comentários meus...ora vai + 1..do meu ponto de vista, até tas a trabalhar bm..mas..,acho k se fizexes os textos um BOCADINHO + pekenos,ñ se tornava tão massador...
ATENÇÃO:nao tou a por em causa o conteúdo do teu texto, mas sim o tamanho...abraço

Anónimo disse...

oh seus incompetentes miranda merece mais....muito mais..

Pauliteiros de Miranda do Douro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pauliteiros de Miranda do Douro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pauliteiros de Miranda do Douro disse...

miranda é grande... merece um espelho d'agua à sua altura.... pk somos a maior ciadade do mundo!!!..bjx a todos... stá a verdade é o que rege este blogue...PARABÉNS!!

Anónimo disse...

oh jantas.. all you need is love...oh!!!!

Anónimo disse...

Ó "all you need is love",ñ das a cara...,pork será...?

Anónimo disse...

será do guaraná...

Anónimo disse...

nao percebo pk a gay ke apagam os comenatrios .... isto deve de ser falta de conpetencia... acho eu......


nao acham...???

ou sera ke tÊm alguma coisa para scomder...... ou se algem os ta .........loll e melhor tar calado ....


heheh

Pauliteiros de Miranda do Douro disse...

As postagens k foram removidas foram por motivos dignos de ter em conta, ou seja:

Este blog não tem bolinha...logo palavras dakelas devem ser escritas semi-censuradas...dahh..

Insultos tb n costumam ser permitidos,muito menos kd mal fundamentados, já k este blog pretende ser construtivo e n apenas um blog mais...

Anónimo disse...

mas nos kunado viemos dar ua vista de olhos ao blog deparamos com uns comment´s apagados..... pois isto nao pode pode ser assim..... ou estamos antes do 25 de ABRIL.... ppora acho ke nao....----.....



fdx.... VIVA A LIBERDADE DE ESCRITA

Anónimo disse...

viva o 25 de abril!!!...mas asneiras?!?!..por favor...n é necessário...n consegues escrever cm toda a gente??? Dahh..

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

e o leunam tb...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

prontos eu identificome........heehehe..

sou o visinho da CLAUDIA......





ainda nao ouviram falar nela...????



se nao, nao faz mal eu tb nao....hhehhehe

Anónimo disse...

ela chama-se catarina...tótó..

Anónimo disse...

desculpa.... nao me posso lembrar de todos os nomes.....





PS: isto de andarem a ecrever COMMENTS com o nome dsa outras pessoas tem muito ke se diga......