sábado, abril 14, 2007

SAP'S...Protocolos Assinados!

Foi só por não terem alternativa que esta sexta-feira, vários autarcas confessaram ter assinado contrariados os protocolos que oficializaram a substituição dos SAP nocturno dos Centros de Saúde pelo sistema de “médico à chamda”.
Os casos mais salientes foram protagonizados pelos Presidentes de Câmara de Vimioso, que faltou à cerimónia e só rubricou o acordo mais tarde e o autarca de Miranda do Douro, que diz ter sido pressionado, caso contrário o serviço nocturno ficaria encerrado já que o Ministério da Saúde criou um regime de excepção para o distrito de Bragança, nesta matéria.O acordo prevê um enfermeiro em permanência e um médico à chamada das 22H às 8H durante nos dias uteis e das 20H às 8H aos fins de semana e feriados. Ainda assim, trata-se de uma medida transitória porque dentro de um ano, altura em que deverá começar a funcionar a urgência básica de Mogadouro, este modelo termina para que os médicos passem a assegurar o serviço nessa unidade.
O Presidente da Câmara de Miranda do Douro diz que assinou o documento contrariado apresentando-se na cerimónia envergando uma gravata preta “em sinal de luto”. Manuel Rodrigo justificou a mudança de atitude com a alegada pressão que diz ter sofrido, porque caso não assinasse o acordo, o SAP de Miranda fecharia durante a noite. Segundo o Ministério da Saúde este modelo de funcionamento até já foi testado em concelhos do distrito de Bragança. Dentro de um ano, altura em que a urgência de Mogadouro entrar em funcionamento os SAP's ficam sem médico à noite, mas para remediar a situação o distrito será reforçado de meios de transporte rápidos.
Um helicópetro ficará sedeado em Macedo e duas ambulâncias estarão estacionadas em Moncorvo e Miranda do Douro. Correia de Campos incumbe as Câmaras de construir os heliportos já que são equipamentos com utilidade para outros fins que não apenas a saúde. Este helicóptero também só estará disponível dentro de um ano. O montante envolvido para a aquisição por parte do INEM não foi divulgado, mas por ser elevado obriga à realização de um concurso público internacional. Um processo que segundo o ministro demora cerca de 12 meses a estar concluido. No entanto, estes protocolos ontem assinados, entram em vigor a partir de 27 de Abril.
Questionado sobre as alternativas até ao proximo ano, o Ministro da Saúde remeteu as respostas para o protocolo ao qual os jornalistas não tiveram acesso.
E esta hein?!
Mais uma derrota?!
Fonte:RBA
Com estes políticos mais vale votar
no Zé Manda Bocas.
Oiçam o hino da campanha!

2 comentários:

Anónimo disse...

esta música!Uiii.....

Anónimo disse...

Manuel Rodrigo justificou a mudança de atitude com a alegada pressão que diz ter sofrido por Duarte Lima nosso deputado e pte. assb.municipal de Miranda.
Tenham vergonha na cara mirandeses de 3ªou 4ª