terça-feira, junho 26, 2007

1º Festival Internacional de Pauliteiros

Realiza-se no próximo dia 7 de Julho o I Festival Internacional de Pauliteiros em Miranda do Douro, a organização está a cargo da Associação Mirandanças.
O I Festival Internacional de Pauliteiros pretende reunir grupos de vários países com uma base de dança comum acompanhada com o bater dos paus.
A origem da dança dos pauliteiros perde-se nos tempos, no entanto, vários investigadores classificam-na como uma danças pyrrica ou guerreira. “O documento mais antigo que nos fala desta dança é do séc XVII, num livro de contas da confraria de Santa Bárbara de Fonte de Aldeia, que anota a despesa feita com a dança” (Mourinho, A.M.). Esta dança foi executada em toda a península Ibérica, subsistindo hoje no Planalto Mirandês e em algumas outras regiões da península Ibérica. Mantém-se noutros países a dança das espadas que se crê que tenha a mesma origem.
Os principais objectivos deste evento são:
Divulgar a dança dos pauliteiros;
Dar a conhecer as diferentes variantes de danças dos paus na Europa;
Promover o intercâmbio cultural de grupos similares, cuja base assenta numa mesma cultura;
Motivar os jovens para a cultura tradicional da dança dos paus;
Promover um evento que projecte a Terra de Miranda além fronteiras;
Atrair o turismo.
A organização está a cargo da Mirandanças, uma nova associação da cidade de Miranda do Douro que tem feito um trabalho aprofundado na recuperação de danças tradicionais e na motivação de jovens para a cultura tradicional. O Município de Miranda do Douro e a Junta de Freguesia apoiam esta iniciativa, bem como diversas empresas que se quiseram associar e colaborar com apoios significativos assim como a Corane, Região de Turismo do Nordeste Trasmontano, etc.
Este é um festival que há muito tempo merecia ser feito em Miranda do Douro pela sua cultura. Neste âmbito e para dar a conhecer também aos mirandeses a existência de diferentes pauliteiros no mundo.
Os grupos que vão participar são:
Kezka Dantza Taldea (três grupos) – Eibar (País Basco - Espanha)
Tábara (Sanábria - Espanha)
Muelas del Pan (Zamora - Espanha)
Grupo de Pauliteiros de Fonte de Aldeia
Grupo de Pauliteiros de Malhadas
Grupo Folclórico de Duas Igrejas Pauliteiros de Miranda
Grupo de Pauliteiros de Palaçoulo
Grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro
Grupo de Pauliteiras de Miranda do Douro
Grupo de Pauliteiricos de Miranda do Douro
A tradição dos Pauliteiros na Terra de Miranda tem sofrido ao longo dos tempos muitas alterações como é próprio da evolução. Nestes últimos anos assistimos ao aparecimento de grupos femininos de pauliteiras que tem contribuído para uma renovação da cultura e ao mesmo tempo ao aparecimento de novos grupos com os respectivos músicos.
É portanto animador o cenário dos grupos de pauliteiros no planalto Mirandês.
Mirandanças, 2007

47 comentários:

Anónimo disse...

o nome do grupo de pauliteiros de Duas Igrejas é "GRUPO FOLCLÓRICO DE DUAS IGREJAS PAULITEIROS DE MIRANDA" DESDE 1945 que é formado por danças mistas e pauliteiros.

Anónimo disse...

Mbah son poleiteiros, no ? Eimagina tu isso nin daba pr'al screbir nal cartaç !
Tamien so desde 1945 nun yê assi tanto hai-los que bailan ya hai mas de 1000 anhos, si home !

Pa 'rriba ! Mas anté stan los bascos ! Pa 'rriba pa 'rriba ;-)

Anónimo disse...

Atençao aos comentarios..a inveja é uma coisa muito feia...quando voces nasceram..ja os de DI tinham corrido o mundo..e receberam premios que voçes dificilmente receberam...mas mesmo assim..viva "TODOS" OS PAULITEIROS!!(principalmente os da minha terra,DI)

Anónimo disse...

Si you sei, an 1959 nal die de las Asturias, i pulas colonias tamien andebiran ha fazer fiestas i demunstraçones.
So qu'al nome todo puôdes eimaginar que nun entra nal cartaç, un ciêgo 'l bei ! Conheço un rapaç que éra de Dues Eigreijas que andou ha studar cunmigo uns 7 anhos atras an Burdeus. Lembras-me que siempre andaba ha gozar cunmigo purque éra de Cicuiro i ele de la gran' Dues Eigreijas. El i sous pais éran los merdomos de la fiesta que fazeis nal 15 de Agosto, naquele tiempo.
Nun sei al que sera desse rapaç, nun 'l bulbie ha ber, mas stuôbe bien cuntento de passar uns dous anhos cun ele !
Ele soube que éra de Cicuiro pur causa de la camisola...si naquele tiempo ya las teniemos hehehe ;-)

Anónimo disse...

I an Washington tamien so que nun se me lembra l'anho !

Pauliteiros de Miranda do Douro disse...

O Tiêgui não é pauliteiro do Grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro.
Até podia ser... mas não interpretem mal o rapaz.. não vamos misturar as coisas!! O Tiêgi é, isso sim, um amigo do grupo!!

Nós também da-mos vivas a todos os Pauliteiros e se puderem ganhar todos eles mais prémios que o de Duas Igrejas e o de Duas Igrejas também os ganhar novamente, isso sim nos deixa contentes!
Respeitamos todos os Pauliteiros e sempre respeitaremos!

Viva todos os Pauliteiros em Portugal e no Mundo!

Anónimo disse...

Já q estás para perfecionismos, dou-te a informação que os pauliteiros que inicialmente saíam com o grupo de danças de Duas Igrejas eram de Cércio.

Anónimo disse...

Pois é isso mas eu não queria ofender ninguem, simplesmente queria gozar com o rapaz de Duas Igrejas que se senteu muito ofendido por não ver o nome completo do seu grupo de pauliteiros favoritos (que obviamente não entra no cartaz), por isso é que esta o ";-)" no fim da messagem. Nao tendo as pessoas em frente algumas vezes pode se entender mal por isso se usa rizinhos o smileys.

Depois recordei o amigo de Duas Igrejas que andava sempre a gozar comigo, agora eu tambem queria gozar com um de Duas Igrejas, hahahaha !

Pauliteiro, eu ? Olha se daqui a 3 anos ainda estou por aqui, e se ainda não me terei casado, então irei para o grupo...Fica aqui escrito para recordar !

Anónimo disse...

la esta mais um elemento de um grupo de pauliteiros a keres entrar em confronto com um grupo de pauliteiros recente.
Mas afinal o objectivo principal de todos os grupos de pauliteiros nao é levar a cultura da nossa terra por o mundo??
Deixem-se de merdas e deixem os rapazes trabalhar.
Forte abraço grupo de pauliteiros de miranda e pos outros claru tb.

Anónimo disse...

Eu não vejo onde está o confronto...apenas uma nota de atençao!!isto já parece mais "mania da perseguição"..não se pode comentar nada.. que já é do contra!! eu pensei k o objectivo do blog tb fosse esse..poder dar a nossao opinião,sem ofender...ha e não sou pauliteiro;o mais que poderia ser é pauliteira ;) ;)

Anónimo disse...

Para que palavras! Vamos a factos, isso sim é importante, os Sr's Pauliteiros do planalto mirandês são aqueles que se encontram na capa do cartaz! Eles não viajaram pelo mundo em 1945, eles viajam HOJE!

Anónimo disse...

Ah pois..viajam agora..porque já esses de 1945..e outros de outras terras do planalto lhe deram a fama..e o nome pelo qual hoje são conhecidos!!

Pauliteiros de Miranda do Douro disse...

Vamos lá acabar com esta discussão!
Se façam favor...

Os Pauliteiros são os do passado e do presente e serão os do futuro!

Nós Pauliteiros de Miranda do Douro respeitamos todos os grupos de Pauliteiros e todos os grupos pertencentes ao folclore mirandês. A todos lhes enviamos os parabéns por defenderem a nossa cultura.

Todos estamos aqui para defender as Tiêrras de Miranda!

VIVA OS PAULITEIROS EM PORTUGAL E TODOS OS GRUPOS ESPALHADOS PELO MUNDO. O BEM HAJAM PARA TODOS!

Viva os Pauliteiros, porque a dança de palos jamais morrerá!

"AGARRA-ME ESTES PALOS"

Anónimo disse...

Para que todos saibamos:
1º Os pauliteiros existiam muito antes de 1945;
2º Era uma dança comum em toda a Europa, hoje restam danças de paus na penísula Ibérica e danças de espadas no resto da Europa;
3º "A primeira vez que os pauliteiros sairam do seu habitat natural foi em 1897 para as comemorações centenárias do Caminho Marítimo para a Índia. Foram a Lisboa e eram de Constantim.
Em 1934, doze homens de Cércio foram a Londres onde dançaram perante 10 000 pessoas no Albert Hall"(Cancioneiro Tradicional, A.M.Mourinho)

Anónimo disse...

4º Vivam todos os grupos que existiram e existem porque cada um contribuiu e contribui para que esta tradição se mantenha e se renove, fazendo dos pauliteiros uma dança reconhecida em todo o mundo.

Anónimo disse...

O que eu sei é que na proxima semana vao estar TODOS JUNTOS grupos de pauliteiros recentemente formados e mais antigos proveniente do Norte da peninsula em Miranda.
E que vao nos mostrar, a min e a outros como é que dançam e como é que estao vestidos.
Isso é o que eu quero ver !

Anónimo disse...

Bem..mas eu aqui no cartaz não vejo o nome de todos os pauliteiros do planalto...é limitada a participação?ou os demais nao poderam estar presentes?

Anónimo disse...

Os demais grupos, ou nao puderam, ou nao quiseram estar presentes no festival, pois a Mirandanças, a associaçao organizadora do evento, enviou e contactou (ou pelo menos tentou) todos os grupos do concelho de miranda.obviamente, e pos se tratar do 1 festival, nao se podem esperar perfeccionismos...será um dia para o convivio e para a troca de experiencias...

Anónimo disse...

Pois os coleguas de Samartino não vão estar.

Anónimo disse...

Mesmo que fosse limitada a participação não era nenhum problema.
Pois o festival já não é organizado pela câmara e já não há responsabilidade para com os outros grupos.

A Mirandaças é a ASSOCIAÇÃO que organiza o evento e tal como por exemplo a associação de palaçoulo que organiza o seu próprio festival de folclore também não é nem será nunca "obrigada" a convidar todos os grupos do planalto.

Estão a discutir triteiriçes. Deixem-se de mesquinhices.

Anónimo disse...

Desde quando perguntar ofende??? por favor..que sensiveis estais!!!afinal se as opiniões e as perguntas não podem ser colocadas...não coloquem os cartazes publicamente!!!façam tipo convites privados..afinal eu agora é que digo..deixem-se de mesquinhices e de frescuras!!

Anónimo disse...

LOL

Anónimo disse...

todos nos sabemos que os pauliteiros já existem antes de 1945 O NOME GRUPO FOLCLÓRIO MIRANDÊS DE DUAS IGREJAS PAULITEIROS DE MIRANDA este sim existe desde 1945.
que lhe queiram chamar pauliteiros de duas igrejas é outra coisa para outros se chamaraem pauliteiros de miranda?

Anónimo disse...

Ninguém quer nada disso!
Mania da perseguição!
O grupo de Miranda chama-se Grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro.
Alguma dúvida?
Deixem de xatear o grupo de Miranda e trabalhem ao lado deles!
O Dr. Mourinho infelizmente falecido teria pena de ver pessoas de Duas Igrejas dizer estas coisas para dividir a tradição.

Atenção: Não sou de miranda, mas gosto muito deste grupo de rapazes que muito têm tentado fazer para levar a vossa tradição ao mais longe possível.
E têm-no feito de maneira espectacular! Juntem-se e deixem-se de coisas!

Anónimo disse...

Não sou de Duas Igrejas..mas há que dar valor a quem o tem!!e não posso negar o merito destes...agora lendo os comentarios..não vejo aqui qualquer tipo de rivalidade,nem ninguem a denegrir a imagem dos Pauliteiros de Miranda...a não ser os proprios apoiantes..que parecem ver problemas e comentarios improprios onde não os há!!É uma questão de PORTUGUÊS??

Unknown disse...

Fui dançador e ensaiador durante mais de 20 anos.
Organizei o primeiro festival de pauliteiros no princípio dos anos 80 quando já nem grupos havia.
Ajudei a formar as associações do concelho.
Sou estudioso dos pauliteiros e profundo conhecedor de tudo o que diz respeito aos pauliteiros com alguns trabalhos publicados.
Isto nada tem a ver com me agabar, mas para dizer que tenho alguma moral para comentar.
É um orgulho para mim e deve ser para todos os mirandeses que Miranda tenha um grupo de pauliteiros e ainda mais de pauliteiras.
Grupos de pauliteiras não é modernice é antes o renascer de algo que tem muitos anos na dança dos paus.
Quanto a rivalidades doentias não levam a nada, "agarramestespalos" é de apoiar e a "Mirandanças" também. Podemos não concordar com o cartaz. mas façamos melhor.
Só um reparo a noticia mais antiga è de Severim de Faria quando visitou Miranda entre nos principios de 1600.

Anónimo disse...

Por acaso, os Pauliteiros do cartaz, não são os de Fonte de aldeia no concerto de 10 anos do grupo Galandum Galandaina no teatro municipal de Bragança?! lol! Força Rapazes, não liguem a pequenos comentários que transmitem o bom trabalho que estão a fazer e, infelizmente, parece estar a incomodar!!! Vamos deixar-nos de estas coisas, todos estamos pelo mesmo, defender e preservar esta cultura que é tão nossa! Espero, este dia, tratar-se de um convívio e troca de experiências entre os vários grupos!

Somos TODOS tão GRANDES!!! ;)

Força Pauliteiros e Pauliteiras!!! :)

Unknown disse...

Parece que não me fiz entender.
Eu não critiquei o cartaz.
Disse que podiamos não concordar mas quem não concordasse que fizesse melhor. A minha intenção foi contrária à interpretada pela Catarina.
E não me referia ao cartaz de papel.
Eu não entro em rivalidades doentias.
Tenho dois filhos e registei um como nascido em Sendim e outro em Miranda.
Por isso....

Anónimo disse...

a questão do cartaz (papel) foi um pequeno pormenor, não muito importante! Concordo completamente consigo, também discordo com essas «rivalidades doentias». e já agora, Obrigada pelo "apoio" às Pauliteiras! :)

Tiégui disse...

Sabeis al quei ?
You gusto dal simbelo de la Mirandanças ! Yê simples, i bien representatibo. Danças, palos, ...

Parabienes !

Anónimo disse...

El símbolo de la Mirandanças fui feito pur un rapaç de Fuonte Aldé que se chama Manel Meirinhos.
Zeinha mui bien!

manel disse...

Biba! ya stou a ber que stá todo a ir ne l camino cierto! You bou a star alhá ne l festibal, i cun muita proua! Pur representar la mie tierra, l cuncelho i toda la nuossa cultura que nun se separa pur aldeias! Já agora, l logotipo nun foi zenhado pur Manel, fui por Zé Manel Meirinhos :D

Anónimo disse...

Ha Manel ! Anton se bires un rapaç de boina, i c'ua camisola donde alha sta scrito "Cicouro-Super Bock"...Nun te squeces dal benir ha cumprimentar !

Anónimo disse...

Há um ano atràs um mercenário da cultura mirandesa disse em público no palco dos trinos "estes são os verdadeiros Pauliteiros de Miranda"referindo-se aos da cidade de Miranda.Isto quer dizer todos os outros são falsos e pura imitação.Assim vai a nossa cultura ainda por cima paga com os nossos impostos

Anónimo disse...

Ninguém nunca ouviu os Pauliteiros de Miranda do Douro dizer isso pois não?!

E estes pauliteiros não foram pagos pelos impostos de ninguém!
Nenhuma autoridade estatal gastou um euro que fosse para formar este grupo, ao contrário do que aconteceu com outros.
Este grupo surgiu da união de um grupo de amigos que dançaram ao inicio com trajes emprestados e que quando reuniram dinheiro para todo o seu equipamento o adquiriram.

Este grupo não é de ninguém, é nosso, somos nós, o grupo de grandes amigos que formamos os Pauliteiros de Miranda do Douro e que tentamos todos os dia expandir a cultura mirandesa!

Apesar destas indirectas vindas não se sabe bem de quem um abraço a todos os pauliteiros de Portugal e do mundo!

Viva todos os grupos de Pauliteiros!

Anónimo disse...

são verdadeiros e originais ainda no sábado dia 30/06/07 na avenida no local da feira andava um grupo de miúdos com os paus nas mãos calçavam sapatilhas (nike, adidas etc) usavam calças de ganga e calções e vestiam t´shirts brancas diziam- se pauliteiros.
um grupo original - não de miranda pois o traje é do mundo.
tudo em pró de preservar o que é nosso genuíno e original a nossa cultura e tradição. Mas a tradição já não é o que era.

Anónimo disse...

Os pauliteiricos são espectaculares! Adoro ve-los durante todo o ano dançarem na praça e nos jardins às noites, na escola, em todo o lado a ensaiar!Lembro-me de vê-los a ensaiar o toque das castanholas no intervalo das aulas com as suas calças de ganga, as nikes e adidas! Eles são espectaculares porque sendo tão pequenos amam ser pauliteiros, e gostam das suas tradições e vão ser muito bons Pauliteiros.Eles brincam quando jogam à bola, mas o meu maior orgulho é eles nas suas brincadeiras pegarem em paus e dançarem! Parabéns pauliteiros, pauliteiras e pauliteiricos de Miranda

Anónimo disse...

Muita inveja vai por aí!!!

Anónimo disse...

tudo bem que ensaiem até de fato de treino mas numa apresentação ou desfile que foi o que aconteceu no sábado e aonde havia turistas presentes sejamos mais rigorosos.vamos ter grupos de pauliteiros que se destingam pelo profissionalismo pelo rigor pela apresentação pelo traje pelo que é caracterítico de um pauliteiro.
muita gente visita miranda qual a impressão que levaram desse grupo que viram no sábado?
vamos trabalhar pela qualidade e não quantidade de actuações.
deixemos de vulgarizar as nossas tradições.

e já agora alguem disse que as pauliteiras não é modernice mas sim um renascer.Desde quando fala a história das mulheres na dança dos paus? Há documentos?Desde quando?

Anónimo disse...

concordo,as coisas devem ser bem feitas..e com o turismo que há no verão,há que ter cuidado..e mostrar as coisas como elas são de facto..e não como "foi o que havia na hora".Ou se faz bem..ou entao nao se faz!! o ano passado em agosto,com a visita dos ranchos que houve a cidade..não me pareceu de muito bom tom..algumas actuações amadoras..só pq tinha piada!!Tradição é tradiçaõ!!Não a banalizem..ou deixa de o ser!!!

Anónimo disse...

Há falhas em tudo... Quando os pauliteiricos fizeram a apresentação naquele dia não sei se seria oficial... Se foi pela noite garanto-lhe desde já que não era! Quanto às actuações que os grupos de Miranda fazem aos Sábados não são nem nunca serão oficiais, pois são elementos da sociedade civil mirandesa, as gentes de Miranda do Douro que se oferecem para animar a cidade!
Os grupos andarão normalmente sempre trajados, mas naquele dia talvez seja melhor pensar que não houve essa possibilidade! Mas, mesmo assim, se tal aconteceu foi um erro que à que corrigir! E é de bom grado que se aceita a crítica.

Mas no entanto, parece-me inaceitável que venham mandar bitaites para aqui os críticos ANÓNIMOS para cima de rapazes de 10 anos.

Quanto às apresentações amadoras.. se se referem aquelas feitas por grupos de amigos quando lhes apetece bailar em bares, cafés, ruas ou em qualquer local as danças de pauliteiros. Temos pena mas vamos continuar a faze-las por gostarmos, por chamarmos a atenção dos mais jovens para a dança e por os atrair para o mundo do tradiçional! E também definitivamente porque a gaita e os paus já são sons típicos da noite mirandesa!São uma imagem de marca.
E são esses mesmos momentos que mostram que a tradição está bem viva dentro dos jovens mirandeses!Ou não?!

No tempo que tenho de pauliteiro os melhores momentos foram os de actuações informais na rua, em bares onde for (E digo-lhes que os turistas que havia adoraram mais do que se tivesssemos trajados). E foram esses mesmos momentos que mais repercurssão tiveram na imprensa nacional, porque mostraram verdadeiramente que os jovem agarraram mesmo a tradição!

O que se deve discutir não é o estar trajado ou não estar trajado, mas sim a tradição tem futuro ou não tem?!
E a minha resposta só pode ser uma... em Miranda tem! Porque há orgulho em ser Pauliteiro, em ser gaiteiro, em ser caixeiro, em ser bombeiro!

Vamos continuar o nosso trabalho respeitando a tradição! Mas também dançando quando nos apetece por gosto! Não vou de deixar de scachar um palote porque a individuo A ou B lhe parece mal!
Já agora podiam ter dado os parabéns a quem se lembrou de animar a cidade com diferentes grupos durante o Verão e não só criticar! Ou é mais fácil criticar que apoiar!

Agarrem-me estes Palos... de uma vez por todas!

AGARRA-ME ESTES PALOS... porque conosco não haverá NEM MAIS UMA FESTA SEM GAITA!

Anónimo disse...

NNIN MAS UA FIESTA SIN GAITAS!!!
Las pescadas de bacalhau quedan para apuis...

Anónimo disse...

Era bem mais fácil dizer que em Miranda não havia nada não era?
Era, mas já não e!

É mais fácil não fazer nada e ficar à espera das falhas de quem faz algo para depois falar mal e apontar defeitos.

Ainda bem que há juventude em Miranda que pegou na tradição com toda a força e de sapatilhas brancas ou de calças de ganga ou trajados a rigor dançam e encantam.
Viva a juventude Mirandesa e os que lhe passaram este bom "vício".

Anónimo disse...

Pois então que seja..já esta visto k as critas nunca podem ser feitas pq nao são aceites..viva então MIRANDA...E não se esqueçam das ALDEIAS..e VILAS co concelho!!!VIVA TODOS OS PAULITEIROS..GAITEIROS..TAMBORILEIROS ETC ETC ETC.....

Anónimo disse...

Como foi acima citado por mim:

"foi um erro que à que corrigir! E é de bom grado que se aceita a crítica."

Podemos é ter opiniões distintas em certos aspectos!

Viva todo o Planalto, viva toda a terra de Miranda e todos quantos trabalham pelas nossas tradições!

Abraços a todos!

Anónimo disse...

ai ai aiai
Manhana bai haber scacha palos
Nessa noite tan strelhadica
Donde bai haber muitas almicas
ai ai aiai

lalalalalalla

:-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.