domingo, junho 03, 2007

Pauliteiros fazem festa e alertam Cavaco em Serralves

Serralves em Festa, 40 horas non-stop, indubitavelmente o maior festival de expressão artística contemporânea em Portugal, contou este ano com a presença, em performance criativa, de Pauliteiros, Pauliteiras e Pauliteiricos de Miranda do Douro.
As saias, os chapéus, os lenços, os coletes, ficaram em Terras de Miranda, e os grupos transformaram-se em Serralves. A tradição deu lugar de forma fantástica ao contemporâneo. Com jeans e camisas brancas, ao som da gaita-de-foles, os paus mirandeses fizeram-se sentir numa performance criativa com a artista alemã de ascendência norte-americana, Maria Nordman. Os guerreiros pauliteiros reinventaram-se, novos sons de um estranho tambor de bronze ecoaram, as batalhas desta feita travaram-se em belos jardins recheados das mais valiosas obras de arte contemporânea de Portugal.
Mas não só de batalhas simbólicas viveu esta viagem pela arte, também as verdadeiras batalhas viajaram de Miranda para Serralves.
Aproveitando a visita do Presidente da República, ao Serralves em Festa, nós, grupos de Pauliteiros de Miranda do Douro, entregamos a Cavaco Silva uma carta redigida pelo movimento Pólo de Miranda Sim, na qual se reinvindica a manutenção do Pólo da UTAD na nossa cidade. O presidente ouviu atentamente as palavras em mirandês de Carlos Moreira e prometeu estudar rapidamente a situação.
Foi, assim que as danças guerreiras artísticas travadas em Serralves viraram danças de intervenção. Enfim, foi Miranda num Serralves mesmo em festa.
Agarra-me estes Palos,
na batalha contemporânea
pela manutenção do Pólo da UTAD!
Agora Cavaco vê lá se ajudas...
Clique aqui:

5 comentários:

Anónimo disse...

vi-os em serralves! gostei muito! boa iniciativa essa!

Anónimo disse...

os pauliteiros sempre em alta...
pelo que vi grande actuaçao em serralves...gostei muito das fotos e dos vidios
força rpazes, continuem
abraço pra todos
ass: mox

Anónimo disse...

Parabéns pela entrega da carta. foi uma boa iniciativa! pena as televisoes nao terem dado atençao ao assunto. mas a ver s o presidente dá! não tenho muita esperança, mas a ver vamos!
e só mais uma coisa a dizer. fartei-me de vos ver na televisao muito bem!!

Anónimo disse...

BOTA ! BOTA AHI !
HAI ESSE SON LOS FILHOS DE LA NAÇON
LALALALALAL PRONPOOPNPON LALALALALA

Anónimo disse...

Grande actuaçao do PPX!!!
mais uma vez mostramos que garra nao falta aos, ás, obviamente, Mirandes@s.