terça-feira, junho 24, 2008

Assim, sim! Parque com vida!

Assim, sim!
A Área do Parque Natural do Douro Internacional apresentou a candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável em parceria com diversas entidades. Nesta candidatura estão previstas a criação de centros interpretativos, ou de informação, recuperação e reabilitação de património, como moinhos, bodegas e castros, criação de uma quinta pedagógica, em Miranda do Douro, criação de pacotes turísticos, rotas e percursos.
Os parceiros desta iniciativa, que levará diversas áreas protegidas do país a estarem incluídas na Federação Europeia “Europarc”, assinaram, na passada sexta-feira, a carta de princípios e o plano de acção aprovado no âmbito do terceiro fórum “Carta Europeia”. Com este pacote de iniciativas, aprovadas por todos os parceiros, cada interveniente poderá agora apresentar uma candidatura a financiamento europeu, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio (QREN), até 2012. Da responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), um dos parceiros, será a criação de três “portas”, no PNDI. Este é o nome dado aos também designados centros interpretativos, cuja finalidade é dar informação aos visitantes, nos principais pontos de entrada em cada área. No Douro Internacional serão criadas três portas, uma em Miranda do Douro, outra em Freixo de Espada à Cinta e outra em Mogadouro. Estes projectos têm a participação das respectivos municípios de cada concelho.
O acordo de princípios assinado prevê ainda a criação de posto de recolha de entulhos, a elaboração de uma carta de desportos de natureza, a recuperação de castros e outros vestígios pré-históricos, criação de uma quinta pedagógica, levantamento de património imaterial, requalificação de parques de merendas, melhoria da estrada municipal entre Miranda do Douro e Brandilanes, reforço da sinalização, promoção da área, acreditação de empresas à marca “Parques Com Vida”, criação de pacotes turísticos, criação de rotas e percursos (rota do vinho, dos miradouros e do contrabando). Outros projectos compreendem a realização de cursos de formação, em diversas áreas, criação de um manual de boas práticas e acções de sensibilização e organização de eventos gastronómicos. A ampliação da rede de saneamento básico de Miranda do Douro está incluída neste plano de acção. As diversas entidades envolvidas devem agora partir do documento para a realização de projectos e apresentação de candidaturas. O acordo é importante para a obtenção de fundos do Quadro Comunitário, que pede acções “coordenadas” de maior dimensão, que tenham em consideração o conceito de “sustentabilidade” na gestão dos territórios.
Ana Preto, Jornal Mensageiro
Agarra-me estes Palos,
POR UM PARQUE VIDA!
P.S: Por falar em parques, mas neste caso de campismo, não se esqueçam que a Associação Recreativa da Juventude Mirandesa - ARJM, tem a seu cargo, até ao mês de Setembro, a exploração do Bar do Parque de Campismo de Santa Luzia, em Miranda do Douro.
Apareçe...
Bar do Parque,
O Bar da Juventude Mirandesa!

Sem comentários: