segunda-feira, julho 07, 2008

150 anos do nascimento de José Leite de Vasconcelos

Celebram-se hoje, dia 7 de Julho, os 150 anos do nascimento de José Leite de Vasconcelos (7 de Julho de 1858). Um homem que dedicou parte importante da sua vida a estudar e divulgar a língua mirandesa e que é hoje, infelizmente, um ilustre desconhecido para a maioria dos mirandeses.
Mas o "Agarra-me estes Palos", não se esqueceu desta data, e aqui fica o nosso simples contributo para que o nosso grande amigo José não seja esquecido.
Por fim, gostaríamos de assinalar o nosso descontentamento pelo esquecimento a que foi vetada esta data por parte da nossa autarquia e outras entidades locais. Pois estas datas, podem ser apenas simbólicas, mas o trabalho de José Leite de Vasconcelos foi tudo menos simbólico. Ele virou a página na história da língua mirandesa. Um pequeno passo para José Leite de Vasconcelos, um grande passo para a língua mirandesa.
P.S: Esta semana, a Associação Recreativa da Juventude Mirandesa -ARJM publicará o programa das comemorações dos 150 anos do nascimento do homem que deu a conhecer ao mundo a nossa língua.

Agarra-me estes Palos,
recordando
José Leite de Vasconcelos.

Sem comentários: