quinta-feira, outubro 19, 2006

"Pandeiro pneumático", de Paulo Meirinhos, faz furor.

O "pandeiro pneumático" é a mais recente novidade do universo musical. Inventado por Paulo Meirinhos, membro dos Galandum Galundaina e o "Einstein" musical cá do sítio, este novo instrumento começa agora a ganhar a fama e o reconhecimento devido. E, assim, foi com toda a naturalidade, que o site "Gaita-de-Foles" publicou uma notícia dedicada ao novo pandeiro de Paulo Meirinhos (Ah grande sex-simbol! Qual Mourinho, qual quê?..).
Excertos da notícia presente no site "Gaita-de-Foles":
"O pandeiro/adufe sempre foi muito usado em Trás-os-Montes, principalmente na Terra de Miranda para o acompanhamento vocal. Em Miranda, o pandeiro adquiriu várias formas, como o atesta o livro “Instrumentos Musicais Populares Portugueses” de Ernesto Veiga de Oliveira (3ª Ed, pag.271). Estes instrumentos eram construídos em Duas Igrejas por Alfredo Ventura (avô de Paulo Meirinhos), um dos maiores tocadores de caixa da região e carpinteiro de profissão."
"O pandeiro com sistema pneumático é uma criação de Paulo Meirinhos para contornar um problema que surge nos instrumentos de peles naturais, em dias frios ou em zonas com muita humidade relativa. Este dispositivo constituído por uma câmara-de-ar permite esticar a pele do instrumento e inclusive afiná-lo, uma vez que o enchimento do rebordo com ar provoca uma tensão uniforme em redor das duas peles.

Esta inovação é de grande utilidade para músicos exigentes e que necessitam deste instrumento em qualquer época do ano e com diferentes condições atmosféricas.Paulo Meirinhos começou a idealizar e construir estes pandeiros pela necessidade de conseguir um instrumento com estas características que o satisfizesse tecnicamente e contornasse alguns problemas característicos das peles naturais e de altura indefinida."
E ,assim, com todo o engenho e arte, se constroí um bom pandeiro.
Adios "Corporación Dermoestética"!!
Agarra-me estes palos,
porque mais vale um pandeiro pneumático na mão,
do que dois pandeiros a voar!
Fotos: Site "Faita-de-Foles"

7 comentários:

nuno disse...

Espectacular, excelente post. Grande Abraço!!

Anónimo disse...

ah ganda paulo!!!e ganda nando!!!assi mesmo se reinbentan las sonoridades que se dizen star an peligro...

Anónimo disse...

muito bem... desde já os meus parabens pela excelente invenção do paulo e pelo excelente post!!! saudaçoes mirandesas:)

Palmeiros disse...

Biba la música i baile mirandés. Habemos de meter estes buonos bíçios a todos.
Um grande abraço e obrigado!

Anónimo disse...

pus yê bien berdade, ah paulo...l bício ya stá antranhado nestes moços, e nesta jubentude mirandesa...

James disse...

parece um galan este moço!

Anónimo disse...

é o verdadeiro josé meourinho mirandes... mas o pndeiro é melhor