quarta-feira, março 28, 2007

As outras ratazanas do IC5.

Em tempo de luta vamos exigir tudo a que temos direito. Por isso, o "Agarra-me estes Palos" deixa aqui mais um alerta:

Há um ano, os autarcas de Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta mostravam algum desalento depois de terem reunido com a Estradas de Portugal (EP). Neste encontro, os presidentes de câmaras ficaram a saber que ali havia sido detectada uma colónia de ratos-de-cabrera que estaria a impedir a construção do IC5(empreitada prevista para 2007). A situação foi confirmada aos autarcas pelo próprio primeiro-ministro quando visitou a região em Abril de 2006.
Hoje, sabemos que o troço do IC5, Murça-Miranda do Douro, não tem data para a sua concessão, nem verba atribuída. Sabemos que o rato de Cabrera “foi ridicularizado”, consideram, e bem, os especialistas. O pior é que, a par do roedor, toda a região do Planalto Mirandês foi votada ao ridículo, durante a visita a Vimioso do "Excelentíssimo" Presidente da República, Cavaco Silva.
O mesmo, afirmou que o rato da da cabrera “É um rato de peso”. Ironizou (ou gozou) o Chefe de Estado, farto de saber que existem mil e uma formas de ultrapassar o problema. Aliás, se não fosse assim, como teria a auto-estrada do Norte rasgado a Serra d´Aires, quando Cavaco Silva era primeiro-ministro?
O rato de Cabrera não é motivo suficiente para impedir a construção da estrada Outeiro-Vimioso. A informação é avançada por António Mira, especialista em roedores da Unidade de Biologia da Conservação da Universidade de Évora (UE). Segundo o estudioso dizer que o rato impede a construção da estrada revela “desonestidade ou falta de conhecimento”.
Por seu turno, ao que o Jornal NORDESTE conseguiu apurar, os adiamentos da estrada poderão estar relacionados com uma “guerra” de traçados, uma vez que autarcas e EP ainda não chegaram a um acordo relativamente ao corredor que ligará Outeiro a Vimioso.
E, é assim, que no meio desta guerra surda, eis que surge um ratinho que já correu tudo o que é rádios, televisões ou jornais. Trata-se duma espécie protegida, de facto, mas que, por si só, não é suficiente para travar o avanço duma estrada, mesmo que seja num dos concelhos mais desertificados do País.
Os técnicos não têm dúvidas quanto às formas de diminuir os impactes ambientais e salvaguardar as colónias de roedores, de modo viabilizar a obra. O que os técnicos não conseguem fazer, certamente, é criar mecanismos para que as “guerras de capelas” não ponham em causa uma estrada que há muito deveria estar construída.

E, por isso, todos nós, habitantes do Concelho de Miranda, temos que nos manisfestar contra estas ratazanas!
Nós vamos ser Ratos de Peso,
contra as Políticas desonestas de abandono
do Nordeste Transmontano, por parte do Presidente da República, do Primeiro Ministro e dos nossos autarcas!!
CONTRA O ENCERRAMENTO DO SAP DE MIRANDA DURANTE A NOITE!
A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DO IC5!
VAMOS LUTAR CONTRA ESTAS RATAZANAS!!
Miranda unida jamais será vencida!

7 comentários:

Anónimo disse...

Perdoem-me a desinformação.... mas nem imaginava que o IC5 estava parado por causa de "ratos"!!!
Simplesmente ridiculo...E depois que venham cá a falar do ordenamento do território, e pode ser que levem com um rato pelo cú acima...!
"regreso ao passado"(onde é que eu já ouvi falar disso?)
hazta

nuno disse...

Mai nada, excelentes informações e rigorosas as que nos proporcionais. Muito Obrigado e excelente trabalho, sim senhor. Um abraço do Encanto da Gaitadura!! Estamos ao vosso lado nestas lutas, Hasta la victoria, siempre!!

Anónimo disse...

o k exes cabrões merecem é k lhe montem ratoeiras às portas dos palácios!!
Era traze-los a todos pa cá viver!!A ver se isto n evoluia lg.. e n tinhamos td a k temos direito!!!

Anónimo disse...

Inzonas é o que voçês são.
Continuem a votar neles seus paroilos de merda, agora agarram-se ao totas.É a vossa Política de continuidade. Só têm o que merecem, e o poder de lisboa ainda vos vai enrabar mais, gostam tanto deles e eles só vos sabem Lixar.
Muito bem feito,ainda havia de ser pior

Anónimo disse...

Mba ratos dun caneco ! You tengo la soluçon :
1-meteis dous ratos macho i femia nua caixa.
2-mandais fazer la strada.
3-lhibertais los ratos...

Yê que los ratos son uns pinantes dal caralho, an un anho sta la ratoneira toda poblada outra beç !

Anónimo disse...

Mba ratos dun caneco ! You tengo la soluçon :
1-meteis dous ratos macho i femia nua caixa.
2-mandais fazer la strada.
3-lhibertais los ratos...

Yê que los ratos son uns pinantes dal caralho, an un anho sta la ratoneira toda poblada outra beç !

Anónimo disse...

So teneis l' que mereceis!
pedile responsabilidades al presidente de la camara, que num faç nada , só quier ye folklore, pedile que se emponga e num le dia als de lisboa si sr!
parece que le amarra las ciroulas
ye un caganeira, e mais está de acordo com todo le que de mal fagan ala vussa tierra.