terça-feira, março 20, 2007

Gaita Mirandesa!

Uma comissão técnica prepara defesa da gaita de fole de Miranda.
Salvaguardar e preservar a gaita de fole mirandesa é o principal desafio que está a ser levado a cabo por um grupo de pessoas ligadas ao estudo e fabrico deste instrumento musical típico de Miranda.
A ideia, que alcançará um desenvolvimento de vulto no Primeiro Congresso Nacional do "Projecto Gaita Mirandesa", já em preparação para Agosto, não passa só pelo estudo e manutenção das características da secular gaita mirandesa; passa, fundamentalmente, pela defesa e projecção das suas idiossincrasias como fonte de riqueza cultural para o país e para a região.
Actualmente existem várias afinações do instrumento, não havendo por enquanto um consenso quanto ao padrão a utilizar. Nesse sentido, várias ponteiras de gaita de fole estão a ser estudadas para que haja uma padronização e reconhecimento oficial da Gaita Mirandesa.
Noutros países e regiões da Europa como é caso da Escócia, Bretanha ou Galiza, a padronização da gaita de fole foi um processo de enriquecimentos cultural e económico, inclusive com impacto ao nível nacional e regional.
A associação cultural Galandum Galundaina, com sede em Fonte de Aldeia, no concelho de Miranda do Douro, quer trazer de novo aos terreiros e palcos a genuína gaita de fole mirandesa, mas afinada pelo mesmo diapasão, para que este instrumento de sopro de construção arcaica, continue a fazer parte de toda uma tradição que soube resistir à erosão dos tempos.Para cumprir estes objectivos e conseguir impacto nacional, a Comissão Técnica da Gaita Mirandesa tem já em preparação uma série de eventos que culminarão com a realização do Primeiro Congresso Nacional do "Projecto Gaita Mirandesa", a realizar no próximo mês de Agosto.

Sem comentários: