quinta-feira, maio 24, 2007

Agitam-se as gentes. Miranda saiu à rua.

Miranda respondeu à chamada e ontem saiu à rua. Centenas de mirandeses e estudantes do pólo marcharam juntos pela continuidade da UTAD na nossa cidade.
Não há números exactos, mas estima-se que cerca de 80 por cento dos comerciantes mirandeses fecharam as portas durante uma hora. “A UTAD é uma mais valia para Miranda a cidade tem-se desenvolvido ao longo destes oito anos, faz muita falta”, referia um comerciante, em declarações à Rádio Brigantia. O presidente da câmara de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, também se juntou a este protesto apelando à manutenção do pólo, comprometendo-se inclusive a contribuir com as despesas desta instituição. “Nós podemos pagar água e a luz” apontou, não admitindo a retirada do pólo da cidade. Jorge Pereira (Pajó), representante dos estudantes do Pólo da UTAD em Miranda mostrou-se bastante satisfeito com o apoio manifestado pela população o que lhe dá forças para continuar com a luta. Em forma de comentário no nosso blog, um dos representantes do Movimento Pólo de Miranda Sim, subscreveu essa mesma ideia "Agora sim posso dizer que tenho orgulho em ser mirandês. Pela primeira vez na minha vida vi a população de Miranda junta e a lutar por algo que nos faz falta e nos querem tirar. Obrigado mirandeses por este apoio dado ao pólo da UTAD e pela demonstração de força e coragem da população em unir-se aos estudantes e lutar. Mais uma vez obrigado mirandeses!"
Mas, entretanto ficou já no ar a ideia de que se este protesto não resultar os alunos do Pólo da UTAD e os mirandeses prometem desencadear outras formas de luta.
Entretanto, ecos desta manifestação têm-se feito sentir já por todo o país. RTP, SIC e TVI deram destaque a esta notícia, nos seus telejornais, enquanto o Jornal de Notícias, na sua edição de hoje, fez capa com este tema.
Fonte: Brigantia, Jn
Foto: Francisco Pinto
Link para a notícia do JN:
Agarra-me estes Palos,
Pelo Pólo de Miranda!

2 comentários:

Anónimo disse...

É isso juventude! Vamos tentar que o pólo fique em miranda! vamos gritar até que a voz nos doa!

Anónimo disse...

só tenho pena é que as pessoas só estejam interessadas em apoiar o polo quando ele está em risco de sair...

lembro-me de uma das recolhas de fundos para a organização das festas académicas em que determinados comerciantes nada deram porque, como disseram, a UTAD também não lhes dava nada...

Fico com pena da saída, mas por outro lado não posso deixar de pensar que, para alguns, é muito bem feito...