quarta-feira, maio 02, 2007

UTAD...A chumbar é recordista!

Pois é, parece que a Universidade Independente tem cerca de 80% de sucesso escolar. Mas a nível do planalto mirandês a notíca do dia é outra. Não falamos de Sócrates, nem tão pouco de Marques Mendes ou Durão Barroso, apenas falamos do ensino público universitário em Miranda do Douro e dos seus resultados.
Os resultados não são muito muito muito muito tristes, mas também não são minimamente animadores. Segundo os dados relativos aos diplomados em 2004/05, que estão contidos no relatório "Sucesso Escolar no Ensino Superior", do Observatório de Ciência e Ensino Superior que ilustram o panorama universitário na nossa terra, o pólo mirandês da UTAD, faz-se notar pela elevada taxa de insucesso que se cifra nos 75,7%. Mas, no entanto, há que reter a ideia que tal estudo não distingue insucesso de abandono e chega a apresentar taxas de sucesso superiores a 100% devido às transferências.
E depois de tudo isto aqui fica a pergunta do dia: Grande noite mirandesa ou Miranda como cidade pouco convidativa para os jovens?!
Pensa bem,
dá a tua opinião!
Vamos ter um debate firme e
consistente capaz de reter ideias e soluções!

6 comentários:

Anónimo disse...

A minha opinião só pode ser uma.. gostava de trabalhar e viver em miranda se tivesse emprego e as
valências que existem nos grandes centros urbanos!
miranda não atrai os jovens ao primeiro impacto, por isso eles desistem da universidade.não há transportes, não há centros comerciais logo para a maioria do pessoal novo não há vida.

Anónimo disse...

Buônas !
You anté acho que Miranda ten para atrair giente...
Centro comercial hai un...si home al minipreço !
Transportes yê berdade que nun hai pur isso yê melhor tener carro, mas de chaça tamien se puôde andar bien !
Agora bars tamien los hai a la farta so an Alcañices hai uns 12...I an Miranda hai al Atalaia...ya qual rochedo nun bal un cuôrno...
Anté hai bars de put... un an Alcañices, outro an Urros, an Fonfrie i an Fresno de la Ribera (17 km açpuis de Zamora)... Açpuis dezie que nun hai onde brincar !!!

An Miranda nun hai trabalho...anton yê preciso ser antelgiente pra l'ambantar ! Cum puôco de denheiro siempre se puôde muntar algo de turistico...nun sei pensai !
An Çamora stan ha fazer un projeto de produçon de azeite de colza pra çpuis fazer tipo gasolina...Nal praino hai tierras pra plantar kilontros de colza...

You que sei tantas cousas que se puôdan fazer an Miranda...La tal cousa yê cuns stan habituados a que tode l caian arriba de los uôlhos...An Miranda nun yê assi hai que las ir ha buscar...I se nun las hai...pus hai que las ambantar, i tener curaige, ambiçon i fuôrça.

So de turismo al ruteiro que se puôde fazer...

Bien ua beç mas stou ha desbiar de la cumbersa...
Mas an fin, cun catano ! Esses jobens nun sei al queilhes quieren, mas an Miranda si hai pra fazer !

mendes disse...

Quanado li essa notícia pela 1ª vez assustei-me, mas como tu dizes, esse estudo não distingue insucesso de abandono, o que quer dizer, que no caso do pólo de miranda do douro os 75,7% correspondem quase na sua totalidade ao abandono, porque eu como antigo estudante nesse pólo tenho a certeza que deve ter umas das maiores taxas de sucesso do país. Como vocês todos sabem, dos alunos que entram no pólo, a maioria muda logo de curso antes de começarem as aulas, ao que este estudo de uma forma enganadora classifica como abandono.

Nota negativa para este estudo,visto partir de um mau pressuposto, dando uma informação desadequada da realidade.

Anónimo disse...

Hei Mendes !
Anton esse studo nun rebela nada ! Al que se puôde studar an Miranda ?

Anónimo disse...

Pur fabor tirei-me essa cantiga de la Eirika essa ahhahahaha muis oubidos !!!

Anónimo disse...

Sem dúvida que o número é muito elevado por causa do abandono.. Mas o que se puderá fazer para evitar esse abandono?! Miranda não é uma cidade atractiva para os jovens que vêm de fora para cá estudar, então o que há a mudar?
Penso que a construção do IC5 bastaria para resolver grande parte deste problema!Mas não chegaria.É preciso +!!