sexta-feira, julho 06, 2007

"Fiestas de la Cultura Mirandesa 2007".

O dia 07-07-2007, marca o arranque das Festas da Cultura Mirandesa.
O município vai estar em festa a partir de sábado até ao final de Julho com várias actividades em torno das comemorações do Dia da Cidade, que se assinala a 10 de Julho, terça-feira. A cultura mirandesa, em especial a segunda língua oficial de Portugal, o mirandês, vão estar em destaque nas festas do concelho.
Este ano as festividades trazem algumas novidades, entre as quais o 1º Festival Internacional de Pauliteiros, organizado pela Associação Mirandanças, uma sessão de aeróbica ao som da gaita-de-foles, a inauguração da requalificação urbana do Rio Fresno, a inauguração de uma exposição e a apresentação de uma obra dedicada ao maior vulto da cultura mirandesa, o falecido padre António Maria Mourinho.
As actividades dedicadas à cultura mirandesa prolongam-se até 29 de Julho com os tradicionais festivais de música, jogos tradicionais e exposições. De destacar o Festival da Canção Mirandesa, o Festival de Gaiteiros e Tamborileiros, o Festival de Danças mistas e La Regata de l Gueiteiro.
Entre as exposições o destaque vai para a exposição de Bastiana Angélico "Pássaros Locais", e que pode ser visitada na Casa da Cultura Mirandesa.
Ver programa completo aqui.
Vamos à festa!
Agarra-me estes Palos!
Orgulho en ser Mirandês!

5 comentários:

Anónimo disse...

Vamos para a festa vamos tu e eu...

Anónimo disse...

mas que grande cena nos aconteceu...uia, la semana de la cultura de miranda cada beç anda melhor.biba la charanga de zeek e trasgo!!! yah yah yah...

Anónimo disse...

antes de mais queria, do fundo do coraçao de pauliteiro, agradecer ao Tó, o motard que veio de proposito de coimbra para assistir ao fetival internacional de pauliteiros,e ver os diferentes tipos de danças de "paloteos" existentes na zona do planalto mirandes e regioes circundantes...tenho dito.

Anónimo disse...

isso é que é gostar de pauliteiros...obrigado Tó!

Anónimo disse...

Isso si fui MUY buôno ! Por acaso si fui !
So spero que pa l'anho nun stranpalho la bicicleta al salir de Penha Branca...nua curba... a las diç de la nuite...
Mas an fin cheguei al fetibal anteiro (la bicicleta c'un furo), isso yê al que you querie, inda bien que açpuis ancuntrei Cicuiranos pra me lhebar outra beç an casa !

Pur acaso si fui poreiro de ber todes esses pauliteiros...i de coinecer blogueiros que nunca habie bido !