sexta-feira, agosto 31, 2007

Jovens adoptam a língua mirandesa.

A língua mirandesa está na moda e finalmente parece estar a ganhar nova vida graças às centenas de jovens que pretendem aprender a língua do planalto. Há mais interesse do que nunca em aprender a segunda língua oficial do país. São já 450 os alunos que no concelho de Miranda do Douro se inscreveram para aprender a língua mirandesa na escola.
Este acréscimo de interessados fez com que a Direcção Regional de Educação do Norte colocasse três professores no agrupamento de escolas mirandesas, para leccionar a disciplina, onde havia apenas um docente. Desta forma surge também a necessidade de definir um programa específico para a aprendizagem do mirandês bem como a criação de manuais uniformizados. Dada esta lacuna, até agora têm sido os professores a conceber material formativo para as aulas.
Fonte: RBA, Semanário Transmontano
Agarra-me estes Palos
pelo futuro do mirandês!

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas noites!

Desde já kria pedir dsc pelo comentário off-topic ms a noite passada merece uma referência nest k é o blog+próximo da ARJM.
Actualmente decorrem conversações entre a FPB (Federação Portuguesa de Bus) e a ARJM para a realização de um torneio do desporto em questão, o Bus.
As negociações vão no sentido de realizar este torneio após outro de 1 dos desportos-rei da Juventude Mirandesa, a Moedinha.

Escrevo este comentário para xclarecer certas pessoas sobre alguns pontos xave deste desporto.

Numa roda cada pessoa diz um nº, a começar em 1,2,3,4.. e por aí sucessivamente e nos múltiplos de 7 e nºs acabados em 7 diz-s "bus" e o sentido inverte-se.
Pois bem, após este breve xclarecimento kria alertar alguns colegas para as seguintes situações:
- "23,24,25,26, vinte-e-bus" -> Não existe Zézé
- "31,32,33,34, trinta-e-já-me-fudi" -> Axier, este nº tb n existe
- Apenas + 1 situação embaraçosa, nuestros hermanos da FEB (Federación Espanhola de Bus) tb se keixaram pois 1 indivíduo - cujo nome começa em Ed e acaba em garpreto - foi responsável pela seguinte situação: "binte trés, binte quatro, bintigunocingo" -> Lá está, isto n é xpanhol.

É apenas 1 reparo para nos tornarmos tds melhores profissionais.
Cumps e continua assim Miranda! ;)

Anónimo disse...

parabens mirandeses por cada vez mais mostrarem interrese no que é nosso, pois só assm nos poderemos fazer ouvir e ver...
Desde já vai os meus agradecimentos aos professores de mirandes ue tanto têm feio pela nossa lingua.

quanto ao BUS, nao se irarealizar nenhum torneio pois ha muitas modas de o jogar tal como em S.Martinho como na Z.I.

desde ja deixo os meus pesames ao GDMirandes pois 9-0, é um resultado é um resultado a quem dos mirandeses, mas é de salientar k as nossas vedetas estao cansadas apo tantos torneiosde verao no nosso distrito.

sem mais assunto, saudaçoes mirandesas

e viva miranda.........
ass. canecho