domingo, dezembro 30, 2007

Fogueira, principais momentos.

A Fogueira do Galo é na verdadeira génese do termo um conjunto de momentos ímpares que fazem do natal mirandês, o melhor natal do mundo. É uma quadra festiva com espírito, um verdadeiro natal, no qual ainda hoje, entre família e amigos se festeja o nascimento do menino.
E, foi assim que mais um ano, embuídos por este espírito misterioso, se juntou toda a rapaziada solteira para fazer a Fogueira na noite de consoada.
Como a fogueira é tradicionalmente sempre igual, tentaremos aqui realçar alguns dos momentos mais marcantes da de este ano:
  • Em primeir lugar, realçamos o facto de o tradicional caldo verde ter sido este ano servido no café Sol e Sombra, no Bairro da Terronha, o que nos permitiu este ano dar duas alvoradas à cidade em vez de uma. A primeira foi feita de Gaita em riste desde a Terronha até à Sé, a segunda foi feita já na companhia das carroças e com muita música dedicada ao menino até à chegada ao monte.
  • Depois, em segundo lugar, o facto de este ano não ter havido o tradicional sono do Gigi espantou tudo e todos. Ao que conseguimos até ao momento apurar Gigi não aguentou as intensas horas de trabalho nocturno a que vinha sendo sujeito até aí, tendo sido substituído nessa função por Latas.
  • O que não podia faltar eram as tradicionais barrelas. E consta prai que este ano foram feitas em grande quantidade e a um elevado grupo de indivíduos, sempre dirigidas pela Equipa da Barrela (Cenouras, Latas, Aparício e Amaral).
  • Quedas do cimo dos carros, algumas.. De evidenciar a de um rapaz que conseguiu por obra do acaso não se aleijar muito. Mas que mesmo assim ainda teve a coragem de pela sua própria condução depois de acabada a fogueira se dirigir até ao Centro de Saúde receber tratamentos médicos. mas nada de grave.
  • Este ano a missa já não foi celebrada por um espanhol, mas sim pelo novo padre da nossa catedral. Na mesma missa parece que os cânticos entoados divergem um pouco dos cantados, num passado recente.
  • Por último realçar a elevada afluência de novos pupilos à Fogueira do Galo. Sinal que a fogueira é tradição que irá perdurar e que por enquanto tem assegurada a sua continuidade.
  • AH! Quanto ao resto, foi o do costume, o tradicional...

Agarra-me estes Palos,

na Fogueira do Galo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens , a quem mais um ano manteve a tardição da fogueira , é verdade é o melhor natal do mundo,eu fui a lenha 20 vezes , nunca me arrependi , agora queria deixar uma mensagem aos mordomos do proximo ano , que ponham os carros no camião que o façam pelo fundo do adro e não pelas escadas que foram arranjadas , pois estas devem ser preservadas , principalmente pelos futuros homens de Miranda a mocidade da fogueira, sobre o cantigos , não é preciso ser malcriado para se ter piada para marcar presença o para se dizer que se chegou a idade adulta .

abraço

Tiago Beça Sanches da Gama

Anónimo disse...

Ora bem se foste á lenha 20 vezes de certo k n te lembras de alguem ser mal educado, o maximo k t podes lembrar é de ouvires músicas que apareceram bem antes desses teus 20 anos....

Este ano correu bem, só esteve mal o pessoal a dormir todo o dia, mas enfim.

Força mocidade Mirandesa

Ass. Rubinho