terça-feira, maio 27, 2008

Não deixem de cantar a nossa língua!

O Festival da Canção Mirandesa morreu. É esta a conclusão que se pode retirar do regulamento publicado no sítio da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Segundo este regulamento o Festival decorrerá no dia 12 de Julho, integrado nas comemorações do dia da cidade, e poder-se-ão apresentar a concurso concorrentes com uma ou mais composições musicais inéditas com tema livre e opcionalmente redigidas em Língua Mirandesa.
Todos nós sabemos que a língua mirandesa passa por momentos difíceis, por isso consideramos esta opção, como mais um recuo na defesa da nossa língua. Os mirandeses jamais podem aceitar que na sua própria terra a sua língua materna seja vista como opcional. O estado da nossa língua só poderá evoluir positivamente se quem nos governa, nos obrigar a utilizar a língua mirandesa no nosso quotidiano. Por isso defendemos que o Festival da Canção Mirandesa não morra, defendemos que apenas se possam apresentar a concurso composições em língua mirandesa.
Por tais factos, o Agarra-me estes Palos apela a todos os mirandeses que não apresentem composições em português. Mirandeses apresentem apenas a concurso composições na nossa língua, a lhéngua mirandesa.
Nota: Quem me dera ter tido uma disciplina de língua e cultura mirandesa obrigatória nas escolas por onde passei, para agora vos puder escrever este blogue na língua de todos nós, a lingua mirandesa. Mas prometo-vos que ainda vão ver o Agarra-me estes Palos totalmente escrito em língua mirandesa.
Agarra-me estes Palos,
pela língua mirandesa!

24 comentários:

Anónimo disse...

eu nem acredito no que li...se é festival da cançao na NOSSA língua,a qual tenho o privilégio de falar, e de ter tido um constante contacto com ela, as musicas terão de ser cantadas em MIRANDÊS!!!
palhaços...

Anónimo disse...

ao invés de se chamar 2Festival de música mirandêsa", chamar-se á..."festival de música"... quem é o conselheiro (ou cargo que agregue essa função na câmara municipal??), decididamente não tomou a decisão mais sábia...pricipalmente quando estamos numa região critica, no sentido em que estamos a perder o contacto com as nossas raízes... mas prontos ... como já sabemos é improvavel que haja recuos...
adios

Anónimo disse...

ahhhhhh e isto não é politiquice...!!!!! é senso comum!!!

Tiégui disse...

L quei ??? Qui'que caralho yê essa maneira de fazer nessa camara de las ostias ???
Nun sei cantar... mas ya me pongo agora a screbir ua... que la cante quien querga mas stara puosta d'eiqui uns dies ne l'anterneta.

I mas ua cousa Rodrigo... RUGA !!!!!!!

Anónimo disse...

Está finalmente encontrado o local na net para que os imcompetentes e falhados, possam descargar o ódio e a inveja acumulada em tantos anos contra a nossa Terra.
Quem é este ignorante a criticar e a querer proibir que se expressem na língua que entenderem? Ou Miranda já não é Portugal?
Quem critica não tem a mínima ideia de Mirandês. Inveja e imcompetência é arma dos fracos.

Anónimo disse...

A verdade é que os mirandeses tem que defender o mirandês. O português já tem muita gente que o defenda.

Anónimo disse...

vamos de cavalo para burro..
o bonito disto tudo é que miranda cada vez está esteticamente mais bonita (o que é bom) agora evoluir no verdadeiro termo da palavra está quieto..
estagnamos no tempo..
tudo nos passa a frente.. é absolutamente vergonhoso..
um abraço.

Anónimo disse...

Peço desculpa, peco pela minha ignorância... enfim...
mas não estou a ver, a incompetência como arma(!?) era algo\alguém, idiota pôr alguém na frente, este não conseguiria desempenhar correctamente a sua função... correcto? Quanto a odiar a minha terra(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)... quem diz isso... simplesmente não sabe o que é ser Mirandês... passe a explicar-se... já que finalmente você encontrou o local indicado, para se exprimir! (quem diria!?...)

Anónimo disse...

Talvez não seja tanto assim...

Se leres bem o regulamento do festival, vês que as músicas escritas e cantadas em Mirandês tem um "bonus" no prémio.

Porque não publicar também aqui o regulamento do festival?

Anónimo disse...

Mais uam vez os nossos autarcas provaram que nao querem fazer nada pela cidade mas sim apenas para o bolso de cada um, provaram que a cidade de miranda foi o método k eles encontraram para enriquecerem e mostrar a sua incompetencia.
Miranda e muito mais que uma cambada e xulos que tenatam enriquecer por os metodos mais sujos e tapar os olhos aos verdadeiros mirandeses e aqueles que querem fazer alguma coisa por miranda. Eu tinha vergonha de um regulamento destes e isto e a ponta de iceberg revela-se apenas a porcaria e o lixo que ha naquela camara.
VERGONHA VERGONHA.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

sem falar em politiquices, ou coisas do género. infelizmente ainda nao vi o regulamento do concurso, mas...um bónus?UM BÓNUS? entao o mirandês é apenas um extra, quando aqui, no contexto do festival da canção MIRANDESA, la nuossa lhéngua, é algo que se pode descartar, em vez de ser o elemento fulcral do concurso?
tenham juízo e bom senso...

Anónimo disse...

n quis com a repetição fazer com k a minha msg fosse mais ofensiva foi sim um bug que deu no meu pc desde ja peço desculpa e que se centrem apenas na msg k escrevi.

Anónimo disse...

finalmete alguem escreve umas verdaes bem ditas e como diz o comentario acima os nossos autarcas sao uma merda autentica e uns panaxeiros e xulos de tdo o tamanha deviam ter msm vergonha.
Dr dre n se trata de politiquice mas sim de verdades que toda a gente sabe mas k toda a gente tem medo de falar felizmente a nossa ditadura acabou a 34 anos.
Autarcas Fihos da Puta

Tiégui disse...

Bondia,
vou tantar aqui escrever na lingua do poéta Camões, ja que parece que algums não gostam ou não entendem a lingua de Don Afonso Henriques...

Primeiro ponto :
Trata-se do Festival da Canção Mirandêsa, ou seja estamos a falar de cantigas em Mirandês e por isso o facto de cantar em Mirandês NAO DEVE DE SER OPTATIVO, NEM DAR DIREITO A BONUS... pois todas as cantiguas DEVEM de estar em Mirandês.
O caso contrario seria se o festival se chama-se Festival Mirandês da Canção, ai sim se poderia cantar em Português, Francês ou Polaco, ect...

Segundo ponto :
O Mirandês não é uma lingua que caiu do ceu a 10 anos atras !!! A ums 1000 anos que éla existe e formou-se bem antes do Português, pois naquele tempo so havia o Galego do lado esquerdo da peninsula que se dividiu seclos depois em dois ramos; o Galego actual e o Português.
Em 1940 havia no planalto 700 pessoas que falavam Português contra 15000 que so falavam o Mirandês, são numeros que a que se lembrar !
Durante a construção da barragem os ingenheiros que ali estavam faziem pouco dos Mirandêses chamado-lhes "palhantros".
Basta este tempo ! Agora as coisas ja não são assim e não é preciso de se esconder para falar !
O Mirandés é reconhecido pelo o estado Português por lei, nem so porque é tambem reconhecido ao nivel Europeu como lingua minoritaria.

Sendo assim podemos lutar para o desenvolvimento da nossa lingua. Lutar não com armas, mas sim com direitos.

Assim é do nosso direito de ansinar e falar o Mirandés. E é do nosso direito que éle esteja de ensino obrigatorio nas escolas de Miranda.

E porqué ? Porque se não for assim a lingua ira desaparecer com os que a falam e que cada anos temos de enterar. Pois pode-se calcular que em cada aldeia a uma media de 4 enterros por ano. Daqui a 10 anos a meioria dos antigos falantes ja não estaram aqui.

Terceiro ponto :
O senhor Rodrigo é uma pessoa culta, pois éle é ingenheiro. No que eu ouvie dizer é simpatico. Nunca falei com éle, mas tambem sou da sua terra, pois sempre o vejo na festa da aldeia.
Este senhor por ser culto e para mais presidente da junta tem pelo menos duas responsabilidades que tem de comprir :
-defender a sua cultura.
-defender a educação na sua terra.

* Defender a cultura não é so promover a gaita e a dança de paus mas tambem é UTILIZAR o Mirandés que me parece que so esta utilisado a rasca para fazer bonito.

* Defender a educação é outro assunto importante, a universidade é um deles. Não vou dizer mais sobre isso porque sabem mais do que eu.

O presidente não me parece respeitar esses pontos essencias, basicos e necesarios. Por isso diz o que eu diz e desculpem se ofendie alguem.

Em conclusão, o Mirandês, a lingua de Don Afonso Henriques é tão perfeita que tudo o que venho de dizer pode-se resumir em so quatro palavras "camara de las ostias" !!!

Anónimo disse...

Nao vamos entrar oelo tema da universidade pk em x de so lhe chamar-mos filho a puta como ja lhe foi chamado teriamos k o torturar ate à morte. Esse animal nao merece viver e um politico de merda k so venho dinheiro no bolso dele mais nada. Paneleiro Filho da puta covarde k nem se da ao trabalho de se explicar aos verdaeiros mirandes.

Anónimo disse...

Só vi este post ag, e s calhar já vou tard em dar a minha opinião..
Ms, s bem m lembro, no ano passado num outro blog mirandês s criticou a obrigatoriedade d as musicas serem em mirandês e havia mt gent a apoiar essa opinião (inclusive eu), pois ants vinha mt + gent à nossa terra cantar e devido a essa restrição há cada x menos participantes. (Vou tentar encontrar o link).
N estou a dizr k n s deva cantar em mirandês, mt plo contrario, axo mt bem!
Ms axo k n é pla obrigatoriedade k vams atingir os objectivos d projeccção da nossa língua..
Plo menos essa n é a minha ideia..

Cumps!

Anónimo disse...

Aqui está o link d k vos falava:

http://razpartagaitadura.blogspot.com/2006/07/festival-da-cano-opinio.html

Anónimo disse...

Comentário de um anónimo feito há dois anos retirado do blog "Razpartagaitadura":

"Anónimo disse...
Eh pah, tanta zanga..
Eu só kria dizr k concordo em k o festival n deveria ser xclusivamente em mirandês, e tipo, kem cantasse em Mirandês tinha uns bónus mas tb s poderia cantar em português..
Kt aos prémios foram justos, excepto tlvz a Vila Moca k deveria ficar melhor colocada..
Afinal d contas o líder é o FF!!! LoL! [[[]]]"

Não terá sido o mesmo que teve o bug no PC?

Anónimo disse...

N, n sou. LOL!
K intriguistas.. xazus..

Anónimo disse...

somos aquilo que falamos, pensamos e vivemos... é com isto que nos identificamos, as nossas raizes estao a ser banalizadas para nao dizer bandalizadas. eu nem acreditei e fui ver o regulamento do festival, e cheguei a conclusao que a minha " nossa" identificaçao que tanto gostamos e lutamos para nao morrer seja banalizada pela entidade que mais devia, e tem a ganhar com a lingua mirandesa, sinto-me descaracterizado e envergonhado pelas pessoas nao darem valor ao que mais nos identifica...

festivais ha muitos e em mirandes deixou de se fazer, o que é importante nao se valoriza, sem duvida mais um passo no retrogado pais mirandes...

obrigado por nos descaracterizar :(

Anónimo disse...

Fotos do GEADA 2008 aqui.