terça-feira, abril 11, 2006

Concurso de jovens gaiteiros

O nosso blog prentende divulgar a cultura mirandesa, e por isso apoia todo o tipo de iniciativa que tenha o mesmo objectivo; por isso deixamos o apelo para uma visita rica em sons, ao "segundo concurso de jovens gaiteiros das terras de miranda" que decorrerá dia 15 deste mês, em Sendim.
Após anos de um certo desinteresse dos jovens por este nobre instrumento típico do nosso concelho, surge esta nova geração que renova e moderniza a sua utilização. A gaita de foles passa a ouvir-se em qualquer tipo de ocasião, e chega inclusive, aos bares e discotecas direccionados à mocidade. Os sons típicos que eram essencialmente ouvidos nas alvoradas e em dias de festa, passam a ser do quotidiano das pessoas compactados em formato mp3 ou em cd's. Aquilo que eram sons quase esquecidos, enrugados do tempo que passava sem que evoluíssem; tornam-se sons do dia-a-dia mais modernos, e mais acessíveis que nunca.
Por estas razões faz todo o sentido realizar tal concurso, de modo que os mais pequenos cresçam com o som da gaita, e assim, com o crescimento dos mais pequenos também os sons da nossa terra venham a cresçer e a evoluir.Tal acontecimento decorrerá às 22H00, no pavilhão de festas da vila de Sendim, e encontra-se integrado na Feira de "Saberes i Sabores Sendineses".
Esperamos então que a feira se anime ao som da gaita de foles, e os jovens tocadores sejam a prova de que a gaita está para durar.

Sem comentários: