quinta-feira, maio 31, 2007

Reunião da Gaita em Fonte Aldeia.

Decorrerá neste Sábado, dia 2 de Junho, uma reunião de gaiteiros, em Fonte de Aldeia, no âmbito do projecto de padronização da gaita de fole mirandesa.
Desta vez, serão os gaiteiros novos e velhos os que terão a palavra. Principalmente os velhos, pois tem a sonoridade das antigas gaitas mirandesas na cabeça e é muito importante que eles se pronunciem sobre uma sonoridade que pretendemos que seja aprovada com base num trabalho de investigação muito aprofundado. Tem sido analisadas dezenas de gaitas de fole, e curiosamente foi encontrado um mesmo padrão de afinação em algumas delas, destruindo um mito que sempre existiu e que dizia que cada gaita era diferente da outra.
À noite haverá um arraial tradicional, à imagem dos antigos arraiais, enquadrado numa das mais autênticas romarias da Terra de Miranda que é a Festa da Santíssima Trindade.

P.S: A foto em anexo é de Paulo Meirinhos que retratou Tiu Manuel Paulo, gaiteiro e construtor de gaitas de Vale de Mira, com fundo de outra tirada ao mesmo há cerca de 50 anos por Alvão.
Texto: Paulo Meirinhos
Agarra-me estes Palos,
Vem ajudar a padronizar a tua gaita!

Sem comentários: