domingo, junho 17, 2007

Mário Lino tinha razão.

"Portugal é um dos três países mais desertificados da Europa segundo as últimas análises realizadas pela Agência Espacial Europeia e pela Desert Watch.
A análise da AEE, feita com base em imagens obtidas pelo seu sistema de satélite e que destaca ainda a desertificação em Itália e na Turquia, insere-se num projecto que está a ser desenvolvido em conjunto com a Convenção das Nações Unidas para a Luta contra a Desertificação (UNCCD).
Segundo o projecto DesertWatch da AEE, o nível de desertificação nos três países - Portugal, Itália e Turquia - é dos mais elevados da Europa, sendo crucial melhorar agora os modelos de análise, que começou a ser feita em 2004.
Estimativas da AEE indicam que a desertificação, um processo de degradação da terra induzido parcialmente pela actividade humana, põe em risco a saúde e o bem-estar de mais de 1.200 milhões de pessoas de mais de 100 países.
Hoje, em todo o mundo, celebra-se o Dia Mundial da Desertificação e da Seca, com o lema «Desertificação e Alterações Climáticas: um desafio global»."
Pois cá está a confirmação. O ministro Mário Lino tinha mesmo razão! Mas tinha apenas uma pequena razão! Oh Shô Lino?! Tá aí?! Oh sua coisa não é só a margem Sul que é um deserto, tirando o Litoral pelos vistos é mesmo Portugal!
Mas já agora, se a margem Sul que é habitada por centenas de milhares de habitantes que possue grandes empresas, pontes e auto-estradas (sim no plural), tem escolas, hospitais, universidades e tantas outras coisas é um deserto, o que será Trás-os-Montes? O maior futuro deserto da Europa? A lua? Aqui fica a questão...
A todos aqueles que moram na margem Sul e aclamaram nas televisões, jornais e rádios pela defesa dos seus direitos, como se alguém lhes tivesse fechado escolas, hospitais, universidades e nunca lhes tivessem construído auto-estradas e tantas outras infra-estruturas apenas uma frase: "Tenham um pouco de vergonha. Tenham respeito pelos Transmontanos. Nós moramos mesmo no deserto! A nós ninguém nos dá nada! A nós tiram-nos tudo...escolas, hospitais, universidades..."
Fonte:Lusa / SOL
Agarra-me estes Palos,
contra o Deserto Transmontano!

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse ministro é um génio. Descobriu os desertos sem fazer estudos.É um herói nacional.