sexta-feira, junho 20, 2008

A nossa Lista de Schindler.

Kurt Schindler não é Oskar Schindler. Kurt Schindler não é o polaco que salvou mais de mil judeus dos campos de concentração alemães. Kurt Schindler não é um herói para milhares de pessoas. Kurt Schindler não salvou vidas, mas Kurt Schindler ajudou a salvar os sons tradicionais das Terras de Miranda.
Foi em 1932 que Kurt Schindler, músicólogo e folclorista de origem alemã, que chegou a ser assistente de Richard Strauss e de Félix Mottl, empreendeu por Portugal e Espanha uma série de recolhas. Da mesma, fazem parte algumas das primeiras gravações, conhecidas até à data, de gaita-de-foles e canções das Terras de Miranda.
Na lista de Kurt Schindler, recolhida principalmente em Miranda e Cércio, constam 26 gravações, as quais contaram com a preciosa colaboração do mítico gaiteiro de Cércio, Tiu Neves ou Tiu Cabreiro, de seu verdadeiro nome Francisco Martins. Entre estas, destacam-se alguns lhaços e canções que, ainda hoje, perduram e que facilmente as gentes do planalto as reconheceriam. As gravações de lhaços, como os Ofícios, o Mirandum, o Caballero, Las Rosas, as Palombicas, o Padre Antonio e La Lhiebre ou canções como o Canário e Beijai o Menino, são disso um bom exemplo.
Esta lista assume enorme importância no estudo da música tradicional mirandesa, mas esta lista de Schindler seria ainda mais rica se um dia lhe juntasse-mos todos aqueles gaiteiros, tamborileiros, pauliteiros, gente anónima das Terras de Miranda que com orgulho e dedicação preservaram, até aos nossos dias, a cultura tradicional mirandesa.

A todos eles, mais uma vez...
OBRIGADO!

1 comentário:

Anónimo disse...

E fazer com k o Roberto Leal pelo menos diga obrigado pelo exito k tem tido.... Pois esse parece o Hitler :)