terça-feira, julho 10, 2007

10 de Julho, Dia da Cidade de Miranda do Douro.

Foi a 10 de Julho, de 1545, que D. João III elevou Miranda a cidade por querer “fazer graça e merce a dita villa de Miranda assy pelos ditos respeitos como per seus merecimentos e serviços que a mim e aos Reys meus antecessores tem feytoo”.
Hoje, portanto, festejam-se os 462 anos desta nobre e sofrida cidade encravada entre o árido planalto e as rudes arribas e esmagada por um Portugal cada vez mais virado para a hipotética centralidade da costa Atlântica.
E pensava o povo que a Campanha das Índias já houvera acabado! Desenganem-se... do mar já não chegam à Lusitânia especearias, mas maços de notas vindos das naus do velho continente e do "novo" Reino de Bruxelas. Notas, moedas, vinténs que se espalham pelo sopro dos Adamastores ao longo da costa em faraónicas construções. E ao país escondido, envergonhado e timidamente virado para a Europa nada mais lhe resta do que tocar ao compasso de Lisboa tímidos alertas para tímpanos que urgem humanidade.
É por conseguinte, com um misto de orgulho pelas nossas raízes e uma tamanha desilusão por tudo quanto tem sido lentamente saqueado às nossas gentes que se pode festejar novamente esta data. Por um lado, a cidade de Miranda continua a ser uma das mais resplandecentes do país a nível histórico-cultural. Mas por outro, tem perdido lentamente a importância socio-económica que obteve no passado, tanto por foral de D.João III em 1545, como pela construção da barragem, na 2ª metade do século XX.
Faça-se a festa. Recorde-se o passado. Mas lute-se, neste dia, pelas causas que nos levarão ao futuro!
10 de Julho de 2007,
A luta continua!
Fotografia: Paulo Meirinhos

3 comentários:

Anónimo disse...

Ne la fetugrafie dal post podeis ber Miranda ne l'anho 2083...(son los nietos de Nando)...
Al loinge podeis ber la puônte Antonho Mourinho...
Podeis ber que la nuôssa lhuta nun fui inutel !

;-)

Anónimo disse...

Excelente post...
Hasta la Victoria Siempre!!
Respect!

Anónimo disse...

Alha al fondo ye las la Bia Rodobiaria Sobre L Douro André Meirinhos...
Si, aqueilhes dous so puden ser nietos de FMPBAS...(Nando)
XD