Foi a 10 de Julho, de 1545, que D. João III elevou Miranda a cidade por querer “fazer graça e merce a dita villa de Miranda assy pelos ditos respeitos como per seus merecimentos e serviços que a mim e aos Reys meus antecessores tem feytoo”.
Hoje, portanto, festejam-se os 462 anos desta nobre e sofrida cidade encravada entre o árido planalto e as rudes arribas e esmagada por um Portugal cada vez mais virado para a hipotética centralidade da costa Atlântica.
E pensava o povo que a Campanha das Índias já houvera acabado! Desenganem-se... do mar já não chegam à Lusitânia especearias, mas maços de notas vindos das naus do velho continente e do "novo" Reino de Bruxelas. Notas, moedas, vinténs que se espalham pelo sopro dos Adamastores ao longo da costa em faraónicas construções. E ao país escondido, envergonhado e timidamente virado para a Europa nada mais lhe resta do que tocar ao compasso de Lisboa tímidos alertas para tímpanos que urgem humanidade.
É por conseguinte, com um misto de orgulho pelas nossas raízes e uma tamanha desilusão por tudo quanto tem sido lentamente saqueado às nossas gentes que se pode festejar novamente esta data. Por um lado, a cidade de Miranda continua a ser uma das mais resplandecentes do país a nível histórico-cultural. Mas por outro, tem perdido lentamente a importância socio-económica que obteve no passado, tanto por foral de D.João III em 1545, como pela construção da barragem, na 2ª metade do século XX.
Faça-se a festa. Recorde-se o passado. Mas lute-se, neste dia, pelas causas que nos levarão ao futuro!
10 de Julho de 2007,
A luta continua!
Fotografia: Paulo Meirinhos
3 comentários:
Ne la fetugrafie dal post podeis ber Miranda ne l'anho 2083...(son los nietos de Nando)...
Al loinge podeis ber la puônte Antonho Mourinho...
Podeis ber que la nuôssa lhuta nun fui inutel !
;-)
Excelente post...
Hasta la Victoria Siempre!!
Respect!
Alha al fondo ye las la Bia Rodobiaria Sobre L Douro André Meirinhos...
Si, aqueilhes dous so puden ser nietos de FMPBAS...(Nando)
XD
Enviar um comentário