terça-feira, janeiro 08, 2008

Bolsa de Valores Mirandesa - O Regresso.

A Bolsa de Valores Mirandesa está de regresso meio-ano depois. Desta vez, para avaliar todas as transacções efectuadas no período da rabanada e do bolo-rei, por Terras de Miranda. Ao som da gaita, ouvindo os primeiros choros do menino noite dentro, em volta da fogueira, se faz a melhor época natalícia que quem aqui connosco vem transaccionar pode imaginar. Veja em pormenor uma síntese do verdadeiro barómetro da noite mirandesa:
Principais Índices:
  • PSI 69 - Os calores natalícios nocturnos suscitados pela Fogueira do Galo tendem a sofrer leves desvios, provocados pelo "anti-ciclone Mirandês", para as forasteiras que pairam sobre Terras de Miranda nesta época.
  • Dow Juan's Miranda - Mirandês que é mirandês anda sempre bem preparado, portanto o frio gélido da época que muitas vezes essas forasteiras temem parece não as ter afectado. Pois os jovens mirandeses trajados com as suas vestimentas de burel, com os seus saiotes e os seus palotes bem erguidos não permitiram que o frio gélido se entranha-se nos ossos das suas protegidas. Pela fricção, tal como o homem descobriu o fogo os jovens mirandeses puseram as suas amadas nocturnas em brasa.

Principais títulos transaccionados:

  • U2.com - Tudo estava normal na transação deste título até que de dia 31 de Dezembro para dia 1 de Janeiro se deu um reviravolta. Parece que o Partido "Os Verdes" adquiriram 51% das acções controladas pela família real Jorgínica e impuseram a proibição ao fumo neste espaço. Desde esse momento, a grande maioria dos pequenos investidores têm tentado vender todas as suas acções, tendo descido este título cerca de 150F (Finos - Moeda do Reino Jorgínico). Entretanto a família Real veio já a público informar que dentro de um mês tudo fará para voltar a ter o controlo da sua empresa.
  • Preto no Branco.Construções (B&W) - Pelo contrário, a Associação Amigos dos Fumenses (habitantes do fumaquistão) investiu em força no B&W o que permitiu a permanência desta empresa no controlo dessa mesma Associação, após 1 de Janeiro. No resto do período da rabanada as festas tradicionais mirandesas fizeram-se ouvir em bom tom nesta sociedade. Este título valorizou 450 M (Mini - Moeda do Fumaquistão).
  • Rochedp - O investimento estrangeiro tem mantido este título suavemente controlado. Valorização na véspera do bolo-rei graças à tradicional Vodka francesa.
  • Atalaisoft - Durante o perídodo da rabanada esta holding esteve em alta, mas mesmo assim sofreu algumas oscilações. A primeira oscilação foi causada pela OPA lançada por Latas Tunning aos Néons da Holding, a partir da empresa JB e, por fim os voos espacias do investidor Stephan Shwart's obrigaram a administração da Atalaisoft a estar atenta. Teixeira Bill Gaitas, em comunicado afirmou ser grande o seu contentamento por este período em alta.
  • Trinates - Uma das associadas da Holding de Teixeira Bill Gaitas, a qual parece mais parada que a Atalaisoft. Estes títulos têm-se tornado diurnos, o que puderá fazer com que brevemente sejam retirados desta bolsa. Novos desenvolvimentos são esperados para breve.
  • ARJM - Títulos valorizaram após a vitória por maioria do Conselho de Admnistração da ARJM. Espera-se a valorização deste título com o espírito de união da mocidade mirandesa ao longo de 2008. E arranca ARJM...
  • Fogueira.Sociedade Anónima Desportiva do Copinho (SADP) - Em alta. Valorizou 5000%, ou seja, aproximadamente neste período rendeu 3.000.000B (Botas - Moeda dos Habitantes da Fogueira de 23 a 1 de Janeiro).
  • Pauliteiros.com - O período da rabanada e do bolo-rei, é sinónimo de aniversário para este grupo. E o segundo aniversário, a 23 de Dezembro foi festejado em tom de preparação para a Fogueira do Galo... Mais festas de aniversário virão!

AGARRA-ME ESTES PALOS!

4 comentários:

Anónimo disse...

mas ua beç, ls pauliteiros andan an alta!!!

Anónimo disse...

Dai ua bista d'oulhos pelo Blog de Dues Eigreijas...
http://lhonas-de-dueseigreijas.blogspot.com/

Tiégui disse...

Q rapazico tan angraçado sta eilhie ;-)

Anónimo disse...

Brutal;) n facilitas.....lol!