quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Primeiro manual de mirandês 20 anos depois...

O mirandês vai ter o primeiro manual de apoio pedagógico vinte anos depois de começar a ser ensinado nas escolas e quase uma década após ter sido reconhecido como a segunda língua oficial de Portugal.
Os cerca de 400 alunos que aprendem mirandês nas escolas de Miranda do Douro, no Nordeste Transmontano, vão receber quinta-feira, gratuitamente, o livro «Las mies purmeiras palabras an mirandês» (As minhas primeiras palavras em mirandês).
A iniciativa é do Centros de Estudos Mirandeses (CEM) que pretende desta forma preencher uma lacuna do Ministério da Educação, segundo disse hoje á Lusa o director do CEM.
António Bárbolo é, juntamente com um dos três professores que ensinam mirandês, Duarte Martins, o autor deste manual, que vai ser apresentado, quinta-feira, no «Dia Internacional da Língua Materna». Os promotores da iniciativa já receberam uma felicitação da UNESCO, o organismo internacional responsável pela data, pela iniciativa. De acordo com António Bárbolo, desde 1987 que o mirandês é ensinado nas escolas da região, mas «de uma forma had-hoc, sem programas homogéneos». «Os professores não têm material de apoio, não há manuais», disse. O propósito é, acrescentou, preencher esta lacuna com o vocabulário essencial reunido num livro destinado sobretudo aos mais novos.
«Las mies purmeiras palabras an mirandês» terá uma tiragem inicial de dois mil exemplares, parte dos quais serão distribuídos pelos cerca de 400 alunos gratuitamente e os restantes postos à venda nas livrarias da região.
António Bárbolo revelou que escreveu à ministra da Educação a dar conta da iniciativa e que «o ministério têm-se limitado a pagar aos três professores de mirandês, que dão aulas em todas as escolas do concelho de Miranda do Douro».
«O Ministério da Educação fez o despacho que autoriza o ensino, mas esqueceu-se do resto», afirmou Bárbolo, referindo-se ao material de apoio, formação de professores e programas.
Agarra-me estes Palos,
pelo mirandês!

1 comentário:

Tiégui disse...

Daprende Mirandés que yê buôno pa la tue salude ! I pra mas al lhibro yê de bolra que mas quies !
La bida yê guapa nun achas ?