segunda-feira, maio 21, 2007

Alunos Mirandeses ganham novo prémio nacional.

Depois da escola do futuro e do apuramento para a final do concurso PT Escolas, três equipas de alunos do primeiro ciclo de Miranda do Douro ganharam agora o primeiro prémio nacional da iniciativa “A Minha escola adopta um museu”. A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular e o Instituto Português de Museus promoveram o concurso, direccionado para o ensino básico e secundário e tinha por objectivo estimular o conhecimento da realidade museológica nacional, através do contacto das escolas com os museus.

Como não podia deixar de ser os alunos mirandeses adoptaram o museu Terras de Miranda, que festejou no passado fim-de-semana 25 anos de vida. António Santos, presidente do conselho executivo mostra-se mais uma vez satisfeito com este prémio. “Fizeram umas mascaras inspiradas nas mascaras tradicionais e um trabalho de vídeo onde os alunos entrevistaram um artesão a produzir uma gaita-de-foles”, explicou.
António Santos sublinha que este tipo de iniciativas são muito importantes para o desenvolvimento social e cultural dos estudantes, o que desde logo justifica a aposta da escola nestes concursos. Depois da secundária de Miranda ficar entre as dez finalistas da segunda edição do PT escolas, Agora três equipas de alunos do ensino básico ganharam o primeiro prémio a nível nacional da minha escola adopta um Museu.
Fonte: CIR


Também na data dos 25 anos do Museu da Terra de Miranda (MTM) é de destacar o lançamento, na passada quinta-feira, de uma obra com testemunhos sobre António Maria Mourinho, uma das maiores figuras da cultura transmontana e mirandesa, fundador e primeiro director do MTM.

Com um largo leque de colaboradores, esta obra conta com depoimentos de pessoas de diversos quadrantes sociais, políticos e culturais, que conheceram o homenageado, ou que conhecem a importância do seu legado.

Sem comentários: