terça-feira, junho 26, 2007

1º Festival Internacional de Pauliteiros

Realiza-se no próximo dia 7 de Julho o I Festival Internacional de Pauliteiros em Miranda do Douro, a organização está a cargo da Associação Mirandanças.
O I Festival Internacional de Pauliteiros pretende reunir grupos de vários países com uma base de dança comum acompanhada com o bater dos paus.
A origem da dança dos pauliteiros perde-se nos tempos, no entanto, vários investigadores classificam-na como uma danças pyrrica ou guerreira. “O documento mais antigo que nos fala desta dança é do séc XVII, num livro de contas da confraria de Santa Bárbara de Fonte de Aldeia, que anota a despesa feita com a dança” (Mourinho, A.M.). Esta dança foi executada em toda a península Ibérica, subsistindo hoje no Planalto Mirandês e em algumas outras regiões da península Ibérica. Mantém-se noutros países a dança das espadas que se crê que tenha a mesma origem.
Os principais objectivos deste evento são:
Divulgar a dança dos pauliteiros;
Dar a conhecer as diferentes variantes de danças dos paus na Europa;
Promover o intercâmbio cultural de grupos similares, cuja base assenta numa mesma cultura;
Motivar os jovens para a cultura tradicional da dança dos paus;
Promover um evento que projecte a Terra de Miranda além fronteiras;
Atrair o turismo.
A organização está a cargo da Mirandanças, uma nova associação da cidade de Miranda do Douro que tem feito um trabalho aprofundado na recuperação de danças tradicionais e na motivação de jovens para a cultura tradicional. O Município de Miranda do Douro e a Junta de Freguesia apoiam esta iniciativa, bem como diversas empresas que se quiseram associar e colaborar com apoios significativos assim como a Corane, Região de Turismo do Nordeste Trasmontano, etc.
Este é um festival que há muito tempo merecia ser feito em Miranda do Douro pela sua cultura. Neste âmbito e para dar a conhecer também aos mirandeses a existência de diferentes pauliteiros no mundo.
Os grupos que vão participar são:
Kezka Dantza Taldea (três grupos) – Eibar (País Basco - Espanha)
Tábara (Sanábria - Espanha)
Muelas del Pan (Zamora - Espanha)
Grupo de Pauliteiros de Fonte de Aldeia
Grupo de Pauliteiros de Malhadas
Grupo Folclórico de Duas Igrejas Pauliteiros de Miranda
Grupo de Pauliteiros de Palaçoulo
Grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro
Grupo de Pauliteiras de Miranda do Douro
Grupo de Pauliteiricos de Miranda do Douro
A tradição dos Pauliteiros na Terra de Miranda tem sofrido ao longo dos tempos muitas alterações como é próprio da evolução. Nestes últimos anos assistimos ao aparecimento de grupos femininos de pauliteiras que tem contribuído para uma renovação da cultura e ao mesmo tempo ao aparecimento de novos grupos com os respectivos músicos.
É portanto animador o cenário dos grupos de pauliteiros no planalto Mirandês.
Mirandanças, 2007

segunda-feira, junho 25, 2007

Quando chega ao Verão...

Chegou o Verão e com ele chegam também os grandes Torneios de Futsal ao nordeste transmontano.
Nos próximos dias 7,8,14 e 15 de Julho decorrerá em Atenor, o 1º Torneio de Futsal, organizado pela Associação Cultural de Atenor, sob o lema "Provavelmente o melhor torneio do nordeste transmontano".
As inscrições estão abertas até ao dia 4 de Julho. As primeiras 8 equipas a inscreverem-se ganham uma bola oficial de futsal. Este torneio contará com a presença de árbitros federados.
Não percas mais tempo, inscreve-te já!

quinta-feira, junho 21, 2007

Cláudio, sinónimo de esperança.

Rosa Maria Marão, directora da Liga Nacional Criança Esperança Renascer, entregou uma cadeira de rodas eléctrica a Cláudio João, um jovem de 17 anos, de Cicouro, Miranda do Douro, que sofre de paralesia cerebral e necessita de meios de locomoção e que ainda o ano transato esteve envolvido num programa de solidariedade da TVI. A Renascer conseguiu satisfazer esse desejo, recorrendo à ajuda financeira da Galp.
Rosa Maria Marão revelou que soube do caso de Cláudio João há um ano, através de um diário portuense, que noticiava que o jovem precisava de uma cadeira eléctrica e de um aparelho auditivo. A Renascer lançou então uma campanha de angariação de fundos para a obtenção dos dois bens, avaliados no total em 6.500 euros. O aparelho auditivo, entregue em finais de 2006, custou 2.500 euros e foi conseguido através das Tintas Sin. A cadeira ascendeu a 4 mil euros, tendo como patrocinador a Galp: «Sem essa ajuda não seria possível angariar esses valores», referiu a responsável. Apesar de muitíssimo limitado fisicamente, Cláudio João pinta quadros. É sem dúvida um sonhador, um quebra barreiras, um exemplo... Parabéns Cláudio!
O Cláudio ofereceu uma paisagem a Rosa Maria Marão que, muito comovida com o gesto, prometeu que ficaria exposto na sala da Renascer. O jovem pinta com a finalidade de juntar dinheiro para adquirir um automóvel adaptado às suas necessidades. Vai começar a frequentar aulas de condução especiais em Lisboa, numa escola que possui veículos apropriados para deficientes.
Rosa Maria Marão acentuou que o objectivo da instituição é ajudar quem precisa. Esse é o trabalho usual da Renascer, um centro de assistência que pretende auxiliar os mais carenciados. Em lista de espera estão seis deficientes, para receber cadeiras, mas a Renascer só pode fazer uma campanha por ano, porque não é fácil angariar quantias tão expressivas. A instituição pertence à Rede Social de Matosinhos, vai colaborando sempre que pode com as diversas associações. Não possui apoio do Estado, pelo que promove campanhas de angariação de fundos junto de empresas. A Renascer apoia também 80 famílias carenciadas, que foram encaminhadas pela Segurança Social. Acreditem nesta instituição e contribuam...
Força e Parabéns Cláudio!
Os pauliteiros estarão sempre contigo!
E com todos aqueles que possamos ajudar!
Agarra-me estes Palos!
P.S: O grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro mais uma vez se dispõe a entrar em campanhas de solidariedade capazes de cativar tudo e todos, em busca do bem estar daqueles que mais necessitam!
Um Ser solidário, é um Ser realizado!
Sempre...

terça-feira, junho 19, 2007

UTAD NÂO VAI FECHAR. Mas 1ºano tem que ficar!

A Universidade de Vila Real anunciou hoje a criação de uma comissão que vai estudar meios para manter a funcionar o pólo de Miranda do Douro, ameaçado de fechar devido à falta de financiamento e de alunos ("SR. Mascarenhas falta de alunos é mentira e você sabe bem, você este ano lectivo disse ter ficado arrependido de não ter aberto mais vagas para Miranda. Tenha respeito pelos mirandeses ou nós mesmos lhe diremos isto à frente de todo o país caso não tenha vergonha de tal assunto debater na televisão, porque em Portugal não se debate só a OTA").
Aqui fica o desafio!
Universidades no Meio Rural, que futuro?

O senado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com sede em Vila Real, aprovou hoje a constituição de uma comissão que, segundo o reitor, Armando Mascarenhas Ferreira, irá "esgotar todos os meios para conseguir alternativas viáveis" (agradecemos caso se verifique tal facto) para a manutenção do pólo de Miranda do Douro, no distrito de Bragança.
O reitor referiu que "são muitas as desvantagens" (mentira! Salamanca nem é a maior universidade de Espanha) apresentadas pela extensão de Miranda de Douro e que vão desde a "localização geográfica à falta de atractividade para os alunos que concorrem ao ensino superior" (mentira! a maioria dos alunos que cá estão votaram pela continuidade do Pólo em MIranda, porque será?!).
Estes factores aliados à falta de financiamento do ensino superior (é verdade!) colocam em risco a manutenção daquele pólo, onde, actualmente, a UTAD tem em funcionamento apenas o curso de Serviço Social.
Mascarenhas Ferreira salientou que, já no próximo ano lectivo, os novos alunos que queiram ingressar neste curso vão estudar para Vila Real, mantendo-se no pólo apenas os segundo e terceiro anos.
Durante um ano a comissão vai estudar todas as alternativas possíveis para o pólo, as quais, segundo o reitor, podem passar pelos cursos do segundo ciclo (novo mestrado segundo Bolonha), a realização de seminários ou congressos, promoção de áreas de investigação na área do ambiente ou iniciativas conjuntas com a universidade espanhola de Salamanca (afinal tinhamos razão, somos um dos pólos estrategicamente melhor colocados na Península Ibérica).
Para o presidente da Associação Académica da UTAD, Bruno Gonçalves, a retirada do primeiro ano da licenciatura de Serviço Social de Miranda equivale à "morte lenta" daquele pólo. "Significa que, dentro de dois a três anos, acaba o curso em Miranda", afirmou. O presidente da Câmara de Miranda do Douro, Manuel Rodrigues Martins, vai integrar a comissão criada pela UTAD, no entanto, mostrou-se muito preocupado com o futuro do ensino superior no seu concelho. "A população de Miranda do Douro criou muitas expectativas à volta da universidade, que contribuiu muito para o desenvolvimento social, cultura e económico do concelho", salientou o autarca. Manuel Rodrigues Martins referiu que, desde que a UTAD abriu o pólo há oito anos, a construção cresceu 10 por cento em Miranda do Douro.
Armando Mascarenhas Ferreira garantiu ainda a manutenção do pólo da UTAD em Chaves, onde em conjunto com a Escola Superior de Enfermagem, estudam cerca de 1000 alunos no ensino superior (aqui sim há interesses!).
O reitor afirmou que a UTAD mantém a intenção de integrar a Escola Superior de Enfermagem na UTAD mas, se não se concretizar, o responsável referiu a possibilidade de serem criadas parcerias público-privadas com vista ao desenvolvimento do ensino superior neste concelho.
No próximo ano lectivo os alunos da UTAD em Chaves poderão já passar para as instalações da Escola Superior de Enfermagem.
O presidente da Câmara de Chaves, João Baptista, salientou as condições de atractividade do seu concelho, desde as acessibilidades com a Auto-estrada 24 que vai ligar esta cidade a Vila Real em cerca de 35 minutos, ou a A52 que, a partir do próximo ano, vai ligar o concelho à Galiza.
O senado da UTAD decidiu estabelecer o valor da propina de 920 euros para o primeiro e segundo ciclos.
HAJA RESPEITO... CHAVES IA ENCERRAR E AGORA QUEREM ENCERRAR LENTAMENTE O PÓLO DE MIRANDA! AQUI NINGUÉM VAI FECHAR NADA!
PALAVRA DE PAULITEIRO!
MIRANDA não morre,
a não ser que venhas conosco para a cova Mascarenhas!
Não somos JSD, nem JS, nem JP , nem JCP,
SOMOS JOVENS MIRANDESES,
SOMOS CARNE MIRANDESA MAS DURA DE ROER,
POR MIRANDA
SEMPRE!

domingo, junho 17, 2007

Mário Lino tinha razão.

"Portugal é um dos três países mais desertificados da Europa segundo as últimas análises realizadas pela Agência Espacial Europeia e pela Desert Watch.
A análise da AEE, feita com base em imagens obtidas pelo seu sistema de satélite e que destaca ainda a desertificação em Itália e na Turquia, insere-se num projecto que está a ser desenvolvido em conjunto com a Convenção das Nações Unidas para a Luta contra a Desertificação (UNCCD).
Segundo o projecto DesertWatch da AEE, o nível de desertificação nos três países - Portugal, Itália e Turquia - é dos mais elevados da Europa, sendo crucial melhorar agora os modelos de análise, que começou a ser feita em 2004.
Estimativas da AEE indicam que a desertificação, um processo de degradação da terra induzido parcialmente pela actividade humana, põe em risco a saúde e o bem-estar de mais de 1.200 milhões de pessoas de mais de 100 países.
Hoje, em todo o mundo, celebra-se o Dia Mundial da Desertificação e da Seca, com o lema «Desertificação e Alterações Climáticas: um desafio global»."
Pois cá está a confirmação. O ministro Mário Lino tinha mesmo razão! Mas tinha apenas uma pequena razão! Oh Shô Lino?! Tá aí?! Oh sua coisa não é só a margem Sul que é um deserto, tirando o Litoral pelos vistos é mesmo Portugal!
Mas já agora, se a margem Sul que é habitada por centenas de milhares de habitantes que possue grandes empresas, pontes e auto-estradas (sim no plural), tem escolas, hospitais, universidades e tantas outras coisas é um deserto, o que será Trás-os-Montes? O maior futuro deserto da Europa? A lua? Aqui fica a questão...
A todos aqueles que moram na margem Sul e aclamaram nas televisões, jornais e rádios pela defesa dos seus direitos, como se alguém lhes tivesse fechado escolas, hospitais, universidades e nunca lhes tivessem construído auto-estradas e tantas outras infra-estruturas apenas uma frase: "Tenham um pouco de vergonha. Tenham respeito pelos Transmontanos. Nós moramos mesmo no deserto! A nós ninguém nos dá nada! A nós tiram-nos tudo...escolas, hospitais, universidades..."
Fonte:Lusa / SOL
Agarra-me estes Palos,
contra o Deserto Transmontano!

sexta-feira, junho 15, 2007

Arruada

Este Sábado, 16º die del mes de Junho, haberá por las rues de la cidade de Miranda de l Douro, ua fantastica animaçón feita por este grupo de Pauliteiros!
Beni-mos a ber!

Agarra-me estes Palos, siempre a animar!
Foto: Paulo Meirinhos

quinta-feira, junho 14, 2007

O Homem do Lençol... em busca da verdade!

Directamente vindo das cavernas do Tahiti, por entre galáxias, montes de feno e vales desbravados por dezenas de insecto-naves repugnantes, eis que abruptamente, chega um novo invasor ao Planeta Mirandian-Malhadazork-Center 911. Ele é...
o HOMEM DO LENÇOL! Aahhhhhhh!!
Tudo começou há dezenas de milhares de anos, quando o seu tretrahipermegavô, o Homem da Toalha, aterrou na praia da Gaita Dura 901, apenas para descansar o olhito e fazer umas férias sossegaditas, mas ele subitamente desapareceu. Agora o seu neto quer saber toda a verdade quanto ao seu desaparecimento. Nada vai ser deixado ao acaso nesta terrível vingança contra os terráquios.
E a vingança já começou:

14h30 - Homem do Lençol, deitado lá ao fundo, na tradicional hora da cesta, ataca a "Brigada de Intervenção Pauliteirista Anti-ET" apenas com ondas gravitacionais.



14h31 - Homem do Lençol estafado pela grande batalha continua a tradicional cesta familiar:

Novos ataques são esperados nos próximos dias, estejam atentos e denunciem qualquer sinal estranho às autoridades competentes. Estejam alerta...

Agarrem este homem...

Heroes precisamos de vocês!

segunda-feira, junho 11, 2007

Governo deixa Bombeiros de Miranda a arder!

Não há mais dinheiro para obras nos quarteis dos bombeiros de Bragança e Miranda do Douro. O Secretário de Estado da Protecção Civil diz que o governo não pode andar constantemente a distribuir dinheiro para intervenções em edifícios recentes que foram mal concebidos. Ascenso Simões há cerca de um ano atrás comprometeu-se mesmo em ajudar os bombeiros de Bragança. O Secretário de Estado refere agora que a corporação da capital de distrito já teve um financiamento no âmbito de uma TNS em 2004 e que não pode andar sempre a pedir.
Quanto a Miranda do Douro sublinha que não estão disponíveis para gastar fundos a reparar erros de concepção do edifício dos bombeiros. Recorde-se que as duas corporações em causa têm referido que os respectivos edifícios sede apresentam lacunas graves e têm por isso reclamado apoios para a reabilitação desses espaços. Sabe-se agora que não há disponibilidade do governo para esses financiamentos.
E assim vai este Portugal dos Pequeninos... Ascenso tem vergonha!
Este Secretário de Estado está à espera que aconteça com o quartel dos Bombeiros, o mesmo que aconteceu com o museu de Miranda. Primeiro, deixa-se cair tudo aos bocados, faz-se uma pequena intervenção para reparar, marca-se uma intervenção de fundo para o futuro, e em vez de se fazer uma obra competente, fazem-se duas, a primeira da incompetência, a segunda para assumirem mesmo que erraram. Parabéns pela incompetência.
Esta obra é necessária para segurança dos nossos bombeiros, para segurança de todos os mirandeses.
Fonte: RBA
Agarra-me estes Palos,
contra mais esta injustiça!

domingo, junho 10, 2007

Projecto "Rota da Terra Fria". Palavras para quê?

Porque a Terra Fria já merecia uma campanha assim.

Mas já agora... Não custava nada ter disponibilizado também o site em língua mirandesa!

Agarra-me estes Palos!

www.rotaterrafria.com

sexta-feira, junho 08, 2007

Agarra-me estes jogos

Estão de regresso ao Agarra-me estes Palos os melhores jogos do mundo, incluindo Terras de Miranda e arredores, ou seja Portugal e aquela coisa chamada Espanha.
A partir de agora, depois de acordar e de já teres tomado o pequeno almoço, em vez de abrires dezenas de sites de browser games antes de abrir o Agarra-me estes Palos, já podes vir aqui saber tudo sobre a tua terra, matar as saudades, deixar um comentário e só depois abrir esse tipo de sites que nada mais fazem do que despertar-te e fazer-te pensar um bocadinho. Coisa pouca claro. Ou seja, primeiro, na maioria das vezes, vais ler algo que nada vai acrescentar à tua flexibilidade mental mas que nos dizem muito respeito, que amamos e iremos sempre amar, enfim Miranda, e só depois irás fazer um pouco de exercício... mental claro, porque o físico já não está muito na moda. Para tal, apenas terás de clicar nos jogos da barra que está aí do teu lado direito, mas olha que a barra está dentro do ecrã. Nada de confusões!
Por estas palavras e muito mais, de hoje em diante, a tua rotina internautica ou internética, terá que ser alterada. Primeiro abrirás este dito cujo blog, depois terás acesso a todos aqueles jogos, pelos quais perdes centenas de horas de sono. E eles são:
Se não estás satisfeito com estes jogos, deixa-nos um comentário com aqueles jogos que te tiram o sono que nós adiconare-mo-los aqui. Aproveita e diverte-te na nossa companhia!

quarta-feira, junho 06, 2007

Dica do Dia: É tudo uma questão de Pau!

Se fores um pouquinho ceguinho clica na imagem, lê o texto e diverte-te!
Em Terras de Miranda há orgulho de ter pau, por isso...
Agarra-me estes Palos,
Sem Vergonhas!

domingo, junho 03, 2007

Pauliteiros fazem festa e alertam Cavaco em Serralves

Serralves em Festa, 40 horas non-stop, indubitavelmente o maior festival de expressão artística contemporânea em Portugal, contou este ano com a presença, em performance criativa, de Pauliteiros, Pauliteiras e Pauliteiricos de Miranda do Douro.
As saias, os chapéus, os lenços, os coletes, ficaram em Terras de Miranda, e os grupos transformaram-se em Serralves. A tradição deu lugar de forma fantástica ao contemporâneo. Com jeans e camisas brancas, ao som da gaita-de-foles, os paus mirandeses fizeram-se sentir numa performance criativa com a artista alemã de ascendência norte-americana, Maria Nordman. Os guerreiros pauliteiros reinventaram-se, novos sons de um estranho tambor de bronze ecoaram, as batalhas desta feita travaram-se em belos jardins recheados das mais valiosas obras de arte contemporânea de Portugal.
Mas não só de batalhas simbólicas viveu esta viagem pela arte, também as verdadeiras batalhas viajaram de Miranda para Serralves.
Aproveitando a visita do Presidente da República, ao Serralves em Festa, nós, grupos de Pauliteiros de Miranda do Douro, entregamos a Cavaco Silva uma carta redigida pelo movimento Pólo de Miranda Sim, na qual se reinvindica a manutenção do Pólo da UTAD na nossa cidade. O presidente ouviu atentamente as palavras em mirandês de Carlos Moreira e prometeu estudar rapidamente a situação.
Foi, assim que as danças guerreiras artísticas travadas em Serralves viraram danças de intervenção. Enfim, foi Miranda num Serralves mesmo em festa.
Agarra-me estes Palos,
na batalha contemporânea
pela manutenção do Pólo da UTAD!
Agora Cavaco vê lá se ajudas...
Clique aqui:

sexta-feira, junho 01, 2007

Actuações:
dia 1 - 20h30, Avenida dos Aliados
dia 2 - Animação nos Aliados e em Serralves, dia e noite.